
Na madrugada desta quinta-feira (10), o Ministério Público do Maranhão deflagrou uma operação contra rachas e “pegas” ilegais em avenidas de São Luís. A ação foi conduzida pela 2ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial, em parceria com a Polícia Civil, Polícia Militar e SMTT.
Até o momento, foram apreendidos sete carros preparados para altas velocidades, usados em disputas clandestinas que colocavam em risco a segurança pública e o sossego da cidade.
De acordo com Lúcio Reis, Delegado da Polícia Civil, os grupos se mobilizavam por meio das redes sociais e, frequentemente, encontravam-se em pontos específicos da cidade para a prática desses crimes.
Realizada desde 2021, a operação foi coordenada pelo titular da 2ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial, Cláudio Guimarães. Ao Imparcial, ele conta que a meta é tornar o trânsito de São Luís mais civilizado: “Nós objetivamos humanizar o trânsito de São Luís, atacando as frentes de poluição sonora, veículos sem placa e disputas de pegas ou rachas nas avenidas“. Guimarães complementa que, de janeiro de 2024 a janeiro de 2025, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, houve diminuição de 18% nos índices de criminalidade.
Ao Imparcial, o coordenador de Operações da SMTT, Adriano Medeiros, explicou que a ação foi realizada de forma estratégica e controlada: “Essa é uma prática difícil de combater no ato, porque os carros estão correndo. Então, em vez de agir no momento da corrida, preferimos fazer as buscas nas casas, sem gerar perseguição ou risco de acidentes”.
Já o tenente-coronel Renan, comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitana Norte, reforçou a importância da articulação entre os órgãos: “A Polícia Militar busca coibir esse tipo de crime sempre que identifica uma situação. Mas, como os envolvidos se organizam por meio de aplicativos, é necessário um trabalho conjunto e coordenado”.
Durante a ação, os automóveis foram recolhidos por meio dos mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, nas residências ou em estabelecimentos comerciais dos proprietários. Os donos vão ser indiciados pela prática de três crimes: prática criminosa prevista no Código de Trânsito Brasileiro, associação criminosa e poluição sonora.
A operação segue em curso e deve cumprir outros 13 mandados nos próximos dias, reforçando a repressão às corridas ilegais na capital.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/operacao-apreende-sete-carros-de-racha-em-avenidas-de-sao-luis/