14 de julho de 2025
Lula acusa Bolsonaro de concordar com taxação de Trump contra
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quinta-feira (10) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo apoio à imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em entrevista à Record, Lula não poupou palavras e afirmou que Bolsonaro deveria assumir sua responsabilidade diante da decisão de Trump, que, segundo o presidente, é fruto da relação entre o ex-presidente brasileiro e o chefe da Casa Branca.

“O ex-presidente da República deveria assumir a responsabilidade porque ele está concordando com a taxação do Trump ao Brasil. Aliás, foi o filho dele que foi lá fazer a cabeça do Trump”, declarou Lula.

O presidente também garantiu que, caso as negociações não avancem, porá em prática a lei da reciprocidade aprovada pelo Congresso Nacional e também vai taxar produtos dos Estados Unidos.

“Não tenha dúvida: se ele vai cobrar 50%, nós vamos cobrar 50%”, afirmou.

O aumento da tarifa foi anunciado por Trump em meio a uma carta, onde o presidente americano fez duras críticas ao Judiciário brasileiro, mencionando os processos que tramitam contra Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). Trump ainda afirmou que o ex-mandatário brasileiro está sendo perseguido.

No Brasil, Trump poderia estar preso, diz Lula

Lula, ao comentar sobre a carta, comparou a situação com o episódio da invasão ao Capitólio, em janeiro de 2021. Para o presidente brasileiro, se um evento como esse tivesse ocorrido no Brasil, Trump estaria sendo processado e poderia até ser preso. “Eles têm que respeitar o nosso Judiciário como eu respeito o deles. Se o que Trump fez no Capitólio tivesse acontecido aqui, ele estaria sendo processado como o Bolsonaro e poderia até ser preso. Aqui, o Judiciário é autônomo, sobretudo o STF”, afirmou.

Lula também criticou o aumento das tarifas como um desrespeito à soberania nacional. “O que você não pode é receber uma carta que nem verdadeira ela é no que diz respeito à questão comercial. Primeiro, na questão da soberania do Brasil, queremos que ele respeite o Brasil. Segundo, na questão da Justiça, ele tem que respeitar a Justiça brasileira como eu respeito a americana”, disse, enfatizando que o Brasil não aceita ser tutelado por ninguém.

Em relação ao ex-presidente Bolsonaro, que é réu no STF por liderar uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, Lula destacou que a justiça brasileira é independente e que a ingerência externa não será tolerada. “O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais”, ressaltou o presidente em uma nota divulgada pelo Palácio do Planalto.

Lula também aproveitou a ocasião para reforçar temas relacionados à liberdade de expressão e à atuação das redes sociais. A carta de Trump mencionou decisões do STF contra plataformas digitais, e Lula destacou que no Brasil, liberdade de expressão não é sinônimo de agressão ou práticas violentas. “Para operar em nosso país, todas as empresas nacionais e estrangeiras estão submetidas à legislação brasileira”, afirmou.

LEIA MAIS

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-acusa-bolsonaro-de-concordar-com-taxacao-de-trump-contra-o-brasil-ele-deveria-assumir-a-responsabilidade-veja-video/