
A Câmara do Rio recebeu um requerimento de informações no último dia 27, protocolado pelo vereador Poubel (PL), pedindo explicações ao prefeito Eduardo Paes (PSD), do qual é opositor, sobre uma possível viagem internacional do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, por volta do dia 25.
A cobrança veio no mesmo período em que a Casa discutia casos de negligência médica infantil — tema de uma audiência pública que abordou as mortes recentes de duas crianças após denúncias de falhas no atendimento na rede municipal.
Segundo o parlamentar, Soranz teria deixado o país sem publicação de licença ou férias no Diário Oficial, e continuou assinando atos como titular da pasta mesmo durante o período fora, sem indicar um substituto para lidar com os casos apontados na audiência pública — em que não esteve presente. Ainda de acordo com Poubel, o chefe da Saúde foi visto nas regiões de Capri e Positano, na Itália. Fotos que circulam no Instagram mostram Soranz em passeios de barco e jantares durante os dias em que estaria fora do país.
Em plenário, o parlamentar criticou a viagem sem comunicação pública. “Estive no Albert Schweitzer, onde uma criança de um ano veio a óbito. As clínicas da família estão sem medicação, a saúde está um caos. Venho fazer uma pergunta ao prefeito: se ele tem ciência de por onde anda o secretário municipal de Saúde. Ele está na Europa, passeando e curtindo. Não achei no Diário Oficial o licenciamento dele nem que está de férias. A cadeira está abandonada, e junto da cadeira, a saúde”, afirmou no dia anterior à audiência.
A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Saúde, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. O espaço segue aberto para manifestação.
*** ATUALIZAÇÃO
Em resposta, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que o secretário Daniel Soranz está em período de férias de 23 de junho a 22 de julho, sendo o substituto automático o subsecretário executivo Rodrigo de Sousa Prado, designado conforme Decreto Rio “P” Nº 245 de 6 de março de 2025, publicado em 7 de março. Também reiterou que Soranz repudia “o uso não autorizado de fotos pessoais, em momentos de descontração com familiares e amigos, em plataformas na internet e por adversários políticos”.
Abaixo o pronunciamento na íntegra:
“O secretário Daniel Soranz está em período de férias de 23 de junho a 22 de julho. O substituto automático do secretário, designado conforme Decreto Rio “P” Nº 245 de 6 de março de 2025, publicado no DO de 7 de março, é o subsecretário executivo Rodrigo de Sousa Prado. Todos os atos administrativos durante as férias do titular da pasta foram assinados pelo substituto designado.
Cabe ressaltar que o secretário Daniel Soranz não gozava de férias desde 2021, quando assumiu a Secretaria Municipal de Saúde em meio à pandemia. E mesmo ainda estando no período de férias, o titular já está de volta aos compromissos da Secretaria Municipal de Saúde, como reunião presencial em 10 de julho com membros do Conselho Municipal de Saúde, e adiou o restante das férias para outra data oportuna. O Ofício SMS Nº 2025/25235 com a solicitação de férias no período acima informado, assim como todos os atos administrativos e demais documentos processuais, estão devidamente registrados na plataforma digital do município.
O requerimento de informação da Câmara Municipal será devidamente respondido no prazo estabelecido.
O secretário Daniel Soranz repudia o uso não autorizado de fotos pessoais, em momentos de descontração com familiares e amigos, em plataformas na internet e por adversários políticos.“

Fonte: https://agendadopoder.com.br/vereador-questiona-viagem-de-secretario-a-italia-em-meio-a-denuncias-de-negligencia-infantil-na-saude-do-rio/