14 de julho de 2025
'Firmeza' e 'coragem' de Trump após tarifaço são elogiadas por
Compartilhe:

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou, nesta quinta-feira (10), sobre o aumento tarifário imposto pelos Estados Unidos ao Brasil. Em postagem nas redes sociais, Bolsonaro disse ter recebido com “senso de responsabilidade” a notícia da carta enviada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à administração brasileira, comunicando a elevação das tarifas de importação de produtos brasileiros. Para o ex-presidente, a medida representava um reflexo direto do distanciamento do Brasil de seus compromissos históricos com a liberdade e o Estado de Direito. “O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional”, afirmou.

Bolsonaro também fez um apelo urgente aos Três Poderes, afirmando que é necessário “agir com urgência” para reverter a situação. Segundo ele, “isso jamais teria acontecido sob o meu governo”. Na postagem feita em sua conta no X, plataforma anteriormente conhecida como Twitter, o ex-presidente criticou o que chamou de “escalada de abusos, censura e perseguição política”, pedindo que esse processo fosse interrompido. “O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões”, concluiu.

Em seguida, Bolsonaro se mostrou solidário ao presidente Trump, destacando sua “firmeza” e “coragem” na defesa dos princípios da liberdade. “Eu conheço a firmeza e a coragem de Donald Trump na defesa desses princípios”, afirmou, reforçando que a medida não é apenas uma retaliação contra ele, mas contra milhões de brasileiros que lutam pela liberdade. De acordo com Bolsonaro, a tarifa de 50% imposta pelo governo americano é uma resposta àquilo que ele considera uma “caça às bruxas”, que estaria em curso no Brasil.

A crise diplomática entre os dois países ganhou novos contornos após o anúncio das tarifas. A carta de Trump, além de abordar questões econômicas, apontou para motivos ideológicos, criticando ações da Justiça brasileira contra Bolsonaro, classificadas por ele como uma “caça às bruxas”. Trump também se posicionou contra a crescente ofensiva do governo brasileiro contra as big techs e à liberdade de expressão, elementos que, segundo o ex-presidente americano, estariam na base da medida comercial.

O governo Lula reagiu rapidamente à ofensiva. Após uma reunião com ministros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o Brasil tomará medidas retaliatórias com base na “Lei Brasileira de Reciprocidade Econômica”. Essa legislação, sancionada em abril de 2025, permite a aplicação de tarifas retaliatórias em casos de discriminação comercial, como no caso da imposição das tarifas de Trump. A lei foi aprovada no contexto de uma crescente política protecionista dos Estados Unidos, e o Brasil poderá aplicar sobretaxações a produtos americanos com percentual equivalente ao das tarifas impostas.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/firmeza-e-coragem-de-trump-apos-tarifaco-sao-elogiadas-por-bolsonaro-que-pede-urgencia-dos-poderes/