
Nesta sexta-feira (11), ao decorrer de uma fiscalização de rotina no km 264 da BR-010, por volta das 10h45min, uma grupo de oficiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um veículo que foi flagrado realizando ultrapassagem em local proibido.
Durante a abordagem, os policiais encontraram no banco traseiro do veículo, um pássaro silvestre da espécie Trinca-ferro (Saltator similis) preso em uma gaiola. Ao ser questionado sobre o animal, o condutor comunicou não possuir qualquer tipo de autorização, licença ou permissão do órgão ambiental competente para manter a ave em cativeiro.
Diante das circunstâncias, foi constatada infração ao artigo 29 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que trata da manutenção de espécimes da fauna silvestre em cativeiro sem a devida autorização legal.
No contexto administrativo de trânsito, foram lavrados os autos de infração relacionados à ultrapassagem em local proibido, devidamente sinalizado por faixa dupla contínua, e à condução de veículo com película refletiva em desacordo com a legislação em vigor.
O pássaro foi transportado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), no município de Imperatriz (MA), para os cuidados necessários e posterior reintrodução à natureza, assim como define avaliação técnica. O responsável pelo caso assinou termo de compromisso e se comprometeu a comparecer em juízo para os procedimentos legais cabíveis.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/prf-resgata-animal-silvestre-transportado-de-forma-irregular/