12 de julho de 2025
Hillary Clinton acusa Trump de prejudicar os EUA para proteger
Compartilhe:

A ex-secretária de Estado dos Estados Unidos e ex-candidata à presidência, Hillary Clinton, criticou duramente o presidente Donald Trump por impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, especialmente a carne bovina, em uma medida que, segundo ela, visa proteger Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente do Brasil e aliado político do republicano.

A crítica foi publicada nesta quinta-feira (10) nas redes sociais de Hillary, acompanhada de um print de uma matéria do The New York Times que detalha o tarifaço anunciado por Trump. “Você está prestes a pagar mais caro pela carne bovina não apenas porque Trump quer proteger seu amigo corrupto… mas também porque os republicanos no Congresso decidiram ceder a ele seu poder sobre a política comercial”, escreveu a ex-senadora democrata no Threads. Ela se referia a Bolsonaro como o “amigo corrupto” de Trump.

A medida de sobretaxação, anunciada na quarta-feira (9), surpreendeu o governo brasileiro, especialmente pelo conteúdo de uma carta enviada por Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No documento, divulgado no site do presidente dos EUA, Trump afirma que a imposição da tarifa é uma resposta ao que classificou como uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro, que atualmente é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por sua suposta participação em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

“A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma caça às bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!”, escreveu Trump.

A resposta do governo brasileiro veio de forma firme: a carta foi devolvida e o presidente Lula afirmou, em entrevistas, que pretende abrir diálogo com Trump, mas avisou que, se até agosto o impasse não for resolvido, o Brasil adotará medidas de retaliação, com sobretaxas sobre produtos norte-americanos.

O episódio também gerou reações de outras lideranças democratas. O ex-presidente Barack Obama, embora não tenha mencionado diretamente o tarifaço, publicou um vídeo destacando um intercâmbio cultural promovido pela Fundação Obama com jovens brasileiros. “Foi uma experiência transformadora — e um lembrete do porquê é tão importante investir em nossos jovens e dar-lhes a chance de experimentar diferentes culturas e ampliar sua própria compreensão”, escreveu Obama.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/hillary-clinton-acusa-trump-de-prejudicar-os-eua-para-proteger-amigo-corrupto-se-referindo-a-bolsonaro/