13 de julho de 2025
Comitiva de Maricá volta do Peru com acordos de cooperação
Compartilhe:

A delegação do vice-prefeito de Maricá, Joãozinho, e do secretário de Relações Internacionais, Jorge Castor, encerrou neste sábado (12) a missão oficial ao Peru com três protocolos de intenções com municípios locais. Os acordos preliminares estabelecem o compromisso mútuo de cooperação em áreas de interesse comum, como educação, cultura, tecnologia e gestão pública, servindo como base para futuras parcerias formais.

A comitiva foi convidada pela Federação Livre dos Municípios do Peru (Femulp), presidida por Oswaldo Vargas Cuéllar, também prefeito da primeira parada do grupo: Lurigancho-Chosica, em Lima, capital do país. A viagem teve início na quinta-feira (10), com duração de dois dias e o objetivo de fortalecer a cooperação internacional entre cidades-irmãs.

Washington Quaquá, prefeito de Maricá, não esteve na delegação, mas marcou presença no local representado não só como prefeito, mas presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e na Associação de Cidades e Municípios do Brics+ — levadas ao país vizinho na bagagem de Joãozinho. 

“Seguimos levando as políticas públicas de Maricá ao mundo e também reconhecendo as experiências de outros territórios, sempre buscando ampliar essa integração tão fundamental entre os nossos povos”, declarou o vice-prefeito.

Além das representações, Joãozinho também fez um trabalho para exportar as políticas públicas maricaenses, como a moeda social Mumbuca, a tarifa zero nos transportes e o Passaporte Universitário — iniciativa que oferece bolsas para estudantes de baixa renda em universidades. 

“Maricá segue como referência para o Brasil e para o mundo, mostrando que é possível construir cidades mais justas, solidárias e conectadas com o futuro”, aproveitou para dizer o vice-prefeito.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/comitiva-de-marica-volta-do-peru-com-acordos-de-cooperacao-com-municipios/