14 de julho de 2025
Lindbergh pede ao STF prisão de Eduardo Bolsonaro e inclusão
Compartilhe:

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara, protocolou neste domingo, no Supremo Tribunal Federal (STF), uma petição em que solicita a prisão preventiva do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), a apreensão de seu passaporte diplomático e a inclusão do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em inquérito que apura tentativas de coação e obstrução da Justiça.

Na petição, Lindbergh argumenta que Eduardo vive no exterior e, por isso, representa risco de fuga. Ele também menciona a suposta atuação do parlamentar na articulação internacional contra as instituições brasileiras, o que justificaria, segundo o deputado, medidas como a proibição de contato com autoridades estrangeiras e restrições a movimentações diplomáticas e políticas.

“Com base em novos elementos de prova e no risco de fuga por residir no exterior, obstrução da justiça e articulação internacional contra o Estado de Direito”, escreveu Lindbergh ao reiterar o pedido de prisão. A petição também solicita ao STF a imposição de medidas cautelares, como a “proibição de contato com autoridades estrangeiras” e “a restrição de movimentações políticas, diplomáticas e territoriais”.

O deputado também justificou a ampliação do escopo da investigação para incluir Jair Bolsonaro. Ele citou declarações recentes do ex-presidente que, segundo Lindbergh, demonstrariam apoio explícito à narrativa de chantagem promovida por lideranças internacionais. Bolsonaro, diz o texto, “endossou a chantagem estrangeira, atribuiu as sanções de Trump à política externa brasileira e exigiu, em nota pública, que os Poderes da República ‘ajam com urgência’ para ‘resgatar a normalidade institucional’”.

Em relação ao senador Flávio Bolsonaro, Lindbergh menciona uma entrevista concedida à CNN Brasil, na qual o filho mais velho do ex-presidente declarou que “a anistia ampla, geral e irrestrita” seria “o primeiro passo” para o fim do tarifaço anunciado pelos Estados Unidos contra produtos brasileiros.

Para o parlamentar do PT, essas manifestações não são isoladas nem meramente retóricas, mas fazem parte de um plano de desestabilização institucional: “Não estamos diante de simples discursos. Estamos diante de uma estratégia de guerra híbrida, com traidores da pátria atuando de dentro das instituições para deslegitimar o Judiciário, subordinar o Brasil a interesses internacionais e impedir a responsabilização penal de criminosos”.

A publicação da petição foi anunciada por Lindbergh em seu perfil na rede social X (antigo Twitter). O documento ainda será analisado pelo relator do caso no STF, que poderá decidir monocraticamente ou levar a questão ao plenário da Corte.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lindbergh-pede-ao-stf-prisao-de-eduardo-bolsonaro-e-inclusao-de-jair-e-flavio-em-investigacao-sobre-obstrucao-de-justica/