
Nesta sexta-feira (11), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou seu Relatório trimestral de Monitoramento da Competição, relacionado ao segundo trimestre de 2025. Conforme os indicadores, as três maiores operadoras (Vivo, Claro e Tim) dominam 95,2% do mercado de telefonia móvel. Já o mercado da banda larga fixa, segue amplamente desconcentrado, com 56,4% dos serviços ofertados por pequenas operadoras
O auto índice de desconcentração no mercado de banda larga fixa se deve ao significativo número de Prestadoras de Pequeno Porte (PPP). No segundo trimestre deste ano, foram registradas 11.951 prestadoras de banda larga fixa autorizadas pela Anatel, as quais se totalizam com outras 10.523 prestadoras que atuam no mercado com dispensa de outorga, somando assim cerca de 22,5 mil prestadoras operando neste mercado.
Os aspectos concorrenciais do mercado de varejo evidenciam que mais de 50% do mercado de voz é atendido por OTTs (over-the-top, na sigla em inglês). As OTT’s são CNJPJS que oferecem mais de um conteúdo usando somente a internet. Exemplos de OTT’s são WhatsApp e Telegram.
No setor audiovisual, o serviço de streaming corresponde a 89,9% do mercado. A TV por assinatura possui menos de 10% do mercado e perdeu 1,35 milhão de acessos no trimestre.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/anatel-relata-que-56-da-banda-larga-no-brasil-e-fornecida-por-pequenas-operadoras/