20 de setembro de 2024
Compartilhe:
Foto: Divulgação/CNN Brasil

A CNN exibe neste sábado (11) o especial A Luta do RS: Sobrevivência e Reconstrução, com o historiador Leandro Karnal, gaúcho de São Leopoldo, que fala sobre os desafios causados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.

A tragédia mobilizou diferentes esferas da sociedade para o envio de ajuda ao Rio Grande do Sul, mas também expôs pessoas que tentam tirar proveito da situação, com notícias de roubos, saques, e até estupro em abrigos para os desalojados. Além disso, a disseminação de fake news nas redes sociais tem impacto direto no trabalho das equipes de resgate.

“A fragilidade traz à tona a solidariedade, a fragilidade traz à tona também a violência”, destacou Karnal, no programa. “Mas nós sobreviveremos.”

As enchentes no Rio Grande do Sul já deixaram mais de cem mortos, outras centenas de feridos, desabrigados e desaparecidos. Quase 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas que atingem o estado desde o final de abril.

Das 497 cidades gaúchas, 428 foram afetadas, mais de 85% do estado. A previsão é de que a água demore mais de um mês para baixar e, mesmo depois disso, ainda resta o trabalho de reconstrução.

Para abordar os desafios da reconstrução de um estado inteiro após a tragédia, as responsabilizações, a urgência das mudanças climáticas e a polarização política, as também gaúchas Elisa Veeck e Muriel Porfiro conduzem a entrevista com Karnal.

“Nós temos agora um desafio que não é apenas ter sobrevivido. Temos risco de leptospirose, temos problemas de abastecimento, contaminação com coliformes fecais do lençol freático. Nós temos problemas estruturais de pontes que foram destruídas. A indústria da região foi profundamente afetada, a agricultura familiar foi muito afetada”, disse o historiador.

Especial “A Luta do RS: Sobrevivência e Reconstrução”, com Elisa Veeck, Muriel Porfiro e Leandro Karnal

Especial “A Luta do RS: Sobrevivência e Reconstrução”, com Elisa Veeck, Muriel Porfiro e Leandro Karnal – Foto: Divulgação/CNN Brasil

Karnal também falou sobre a importância de buscar uma saída para as questões climáticas que seja mais ampla.

“Nós aprendemos com a pandemia que a solução não pode ser individual”, destacou o historiador. “Nós aprendemos com a pandemia que não importa que você tenha um plano de saúde sofisticado. Se a pandemia não fosse vencida coletivamente, ela voltaria inclusive sobre as pessoas de elite.”

“Então é preciso pensar que nós temos que pensar soluções globais. E acima de tudo: não fazer políticas de governo, mas fazer políticas de Estado”, completa Karnal.

A Luta do RS: Sobrevivência e Construção

  • Quando: sábado, 11 de maio
  • Horário: às 21h, na CNN Brasil

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/karnal-tragedia-no-rs-traz-a-tona-solidariedade-mas-tambem-violencia/