
A apresentação das alegações finais da Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF), com pedido de condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete investigados por crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado, provocou reações imediatas na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) nesta terça-feira (15).
O envio da manifestação pela PGR marca o encerramento da fase de instrução do processo. Agora, caberá aos ministros do STF decidir se os réus devem ser condenados ou absolvidos. Bolsonaro é acusado de liderar uma organização criminosa que teria tramado ações contra a ordem democrática após a derrota nas eleições de 2022. Em junho, o ex-presidente foi interrogado pela Corte e negou envolvimento em qualquer articulação golpista.
Na Alerj, parlamentares bolsonaristas saíram em defesa do ex-presidente. O deputado Marcelo Dino (União Brasil) publicou em seu perfil no Instagram: “Absurdo! A caça às bruxas continua…”. Já Douglas Gomes (PL) foi mais incisivo ao criticar o processo, classificando-o como uma “farsa”. Segundo ele, violaram a Constituição e ignoraram provas. “A farsa continua. Ignoram provas, atropelam a Constituição e rasgam qualquer senso de justiça. Não é justiça. É perseguição política descarada”, escreveu.
Do lado da oposição, as reações vieram com deboche e ironia. A deputada Dani Monteiro (Psol) postou uma imagem de um relógio de parede com a onomatopeia “tic-tac…”, numa alusão de que a hora da prisão de Bolsonaro estaria próxima. A também psolista Renata Souza compartilhou uma montagem do ex-presidente atrás das grades com a legenda: “Falta pouco pra gente celebrar!”.
O deputado Professor Josemar, outro integrante do partido, fez referência a um discurso em inglês de de Bolsonaro durante um manifestação e ironizou: “Pede para ele traduzir pra gente THE HOUSE DOWN”, expressão que, em tradução livre, significa “a casa caiu”.
As manifestações na Alerj evidenciam a temperatura política diante do avanço do processo judicial contra Bolsonaro no Supremo, que pode culminar em condenações e agravar ainda mais a divisão entre bolsonaristas e opositores no cenário político nacional.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/reacoes-na-alerj-expoem-embate-politico-apos-pgr-pedir-condenacao-de-bolsonaro/