16 de julho de 2025
62,2% dos brasileiros acham que tarifa de Trump é injustificada,
Compartilhe:

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre as importações brasileiras enfrenta forte rejeição da opinião pública no Brasil. De acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira (15) pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, 62,2% dos brasileiros consideram a medida injustificada. Apenas 36,8% apoiam a ação do governo dos EUA, e 1% dos entrevistados disseram não saber ou não opinaram.

O anúncio da nova alíquota foi feito por Trump no último dia 9 e está previsto para entrar em vigor em 1º de agosto. Em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o líder republicano alegou motivos políticos e comerciais para justificar a decisão, citando o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a regulação das redes sociais e das big techs no Brasil, além de uma suposta relação comercial desproporcional entre os dois países. Segundo Trump, “o Brasil tem sido ruim com os EUA”.

Apesar da justificativa oficial, a percepção dos brasileiros diverge significativamente. Para 40,9% dos entrevistados, a tarifa é uma retaliação direta ao envolvimento do Brasil com o Brics. O grupo de economias emergentes, que inclui Rússia, Índia, China, África do Sul e, mais recentemente, outros países latino-americanos, tem discutido a criação de uma moeda alternativa ao dólar e a reestruturação do sistema financeiro internacional. Trump, por sua vez, tem se manifestado contra essas iniciativas, ameaçando sanções aos países que as apoiarem.

Outros 36,9% dos entrevistados atribuem a origem da medida à atuação direta da família Bolsonaro nos Estados Unidos. Desde março, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, tem feito articulações com setores da direita estadunidense em defesa da anistia ao pai e contra decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente no contexto das investigações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro e a regulamentação das plataformas digitais no Brasil.

Apenas 3,5% dos respondentes acreditam que a tarifa tem motivação legítima de equilíbrio comercial entre os dois países, como defende Trump em sua carta.

O levantamento ouviu 2.841 pessoas entre os dias 11 e 13 de julho, com idades entre 16 e 100 anos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

O resultado reforça a percepção de que a medida anunciada pelo governo dos EUA está mais relacionada a pressões políticas do que a razões econômicas. O próprio governo brasileiro, por meio de declarações do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin, tem afirmado que responderá à altura, com base na Lei da Reciprocidade Econômica, que permite ao país aplicar sanções equivalentes em casos de práticas comerciais hostis.

O embate entre os dois países reacende tensões diplomáticas e coloca em xeque os rumos da relação bilateral em meio a disputas políticas internas e rearranjos geopolíticos globais.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/622-dos-brasileiros-acham-que-tarifa-de-trump-e-injustificada-diz-pequisa/