16 de julho de 2025
Consumo de álcool na gravidez afeta cérebro do bebê, aponta
Compartilhe:

Um novo estudo revelou que o mais recente modelo de inteligência artificial (IA) da Apple é capaz de identificar a gravidez com 92% de precisão, utilizando dados comportamentais coletados de iPhones e Apple Watches.

A pesquisa, publicada no arXiv, destaca o potencial da tecnologia para prever estados de saúde com base em métricas como qualidade do sono, variação da frequência cardíaca e mobilidade.

Dados que o Apple Watch e o iPhone conseguem captar, como a frequência cardíaca, ajudam no processo de detectar a gestação (Imagem: nestudio99?/Shutterstock)

Modelo foi treinado com dados de mais de 400 gestações

  • O modelo, chamado Wearable Behavior Model (WBM), foi treinado com mais de 2,5 bilhões de horas de dados de dispositivos vestíveis e se mostrou superior ou equivalente a modelos anteriores baseados em dados de sensores brutos.
  • A equipe usou dados de 430 gestações para treinar o sistema, além de incluir dados comparativos de 24 mil mulheres não grávidas com menos de 50 anos.
  • Os pesquisadores classificaram os nove meses anteriores ao parto e o mês seguinte como períodos “positivos”, marcados por mudanças fisiológicas relacionadas à gravidez ou à recuperação pós-parto. As demais semanas foram consideradas “negativas” para fins de treinamento do modelo.

Leia mais

  • Dispositivos da Apple podem ajudar a trazer avanços na área da saúde
  • Novo Apple Health deve ter “coach” de saúde, aponta rumor
  • Apple Watch agora suporta detecção de apneia do sono no Brasil; veja como ativar
Mulher grávida com as mãos em sua barriga
Tecnologia vestível da Apple acerta diagnóstico de gravidez com base em comportamento (Reprodução: mojo cp/Shutterstock)

Análise de dados comportamentais

O Apple Watch coleta diversos dados brutos de sensores, mas o estudo mostrou que métricas comportamentais de alto nível — derivadas por algoritmos validados — oferecem uma forma mais eficaz e confiável de identificar condições de saúde relevantes.

Segundo os autores, essas métricas foram selecionadas por especialistas para refletir alterações fisiológicas significativas no organismo.

O avanço mostra como os dispositivos da Apple podem ir além do monitoramento básico, atuando como ferramentas preditivas com aplicações reais na área da saúde.

apple
Modelo de IA da Apple foi treinado com bilhões de horas de dados (Imagem: 360b / Shutterstock)

O post Estudo indica que IA da Apple detecta gravidez com 92% de precisão apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/15/medicina-e-saude/estudo-indica-que-ia-da-apple-detecta-gravidez-com-92-de-precisao/