
Duas pesquisas desenvolvidas no Maranhão, voltadas à divulgação científica da fauna de borboletas do estado, receberam menção honrosa na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na capital Recife. Os trabalhos foram apresentados na seção de pôsteres do evento e também no estande da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e destacaram-se entre os projetos de divulgação científica presentes no evento.
As pesquisas destacadas foram “A ilustração naturalista para divulgação científica do acervo de lepidoptera da coleção zoológica do Maranhão”, de Maria José Medeiros e Joseleide Câmara; e “Histórias em quadrinhos como ferramenta educativa para a divulgação científica do Laboratório de Estudos de Lepidoptera (LEL)”, de Joseleide Câmara, Micaele Brito, Gracijane Galvão – todas integrantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Caxias – e Júlia de Oliveira, aluna do curso de Relações Internacionais, do Campus Caixeiral, em São Luís.
Os trabalhos têm como fonte de inspiração o vasto acervo da Coleção Zoológica do Maranhão (CZMA), que abriga uma das mais importantes coleções de insetos do Nordeste, com destaque para o grupo lepidoptera, que inclui borboletas e mariposas.
No trabalho com ilustrações naturalistas, foram desenhadas 15 espécies de borboletas pertencentes a sete famílias diferentes, com uso de técnicas que prezam por fidelidade cromática e riqueza de detalhes. As imagens deram origem a materiais como adesivos, marcadores de livro e desenhos para pintura, todos com o objetivo de aproximar o público do universo científico de forma lúdica e educativa.
“Essa resposta positiva do público mostra o potencial das ilustrações como ponte entre ciência e sociedade. Acreditamos que essa iniciativa dá visibilidade à nossa fauna e à CZMA, incentivando a curiosidade científica”, afirmou a professora Joseleide Câmara, coordenadora das pesquisas.
Quadrinhos
O projeto com histórias em quadrinhos apostou na criação de cinco roteiros baseados na vida das borboletas, utilizando a linguagem visual como ferramenta para facilitar a compreensão de conceitos científicos. O material visa ser utilizado em escolas, feiras e atividades de extensão.
“Essa é uma atividade pioneira e detalhada, com grande potencial de engajamento social. Queremos que esse trabalho se torne um legado educativo, com possibilidade de ser ampliado e replicado em outros contextos”, completou Joseleide.
Para Micaele Brito, uma das alunas envolvidas na criação dos quadrinhos, o reconhecimento da SBPC é um estímulo à continuidade da pesquisa e à popularização da ciência. “Participar desse projeto me fez ver a ciência de uma forma mais acessível e criativa. Ver nosso trabalho sendo reconhecido nacionalmente é uma honra imensa”, disse.
Maria José Medeiros, responsável pelas ilustrações naturalistas, destacou a importância da aproximação entre ciência e educação básica. “A gente percebe que quando usamos uma linguagem diferente, como os quadrinhos, conseguimos alcançar mais pessoas. Esse prêmio é um sinal de que estamos no caminho certo”, declarou.
O presidente da Fapema, Nordman Wall, celebrou a premiação como resultado do empenho na valorização da ciência feita no Maranhão. “Esses reconhecimentos mostram o impacto que nossas instituições e pesquisadores têm alcançado nacionalmente. A Fapema continuará apoiando ações que aproximem a ciência da sociedade, sobretudo aquelas que valorizam nossa biodiversidade e envolvem a juventude acadêmica”, ressaltou.
Os próximos passos do grupo de pesquisa incluem a produção de um catálogo com as ilustrações e materiais gráficos para fins educacionais, além da ampliação das histórias em quadrinhos, com inclusão de novas espécies e publicações. “Temos uma infinidade de possibilidades, pois é um tema muito amplo. Podemos, inclusive, inserir mais espécies. Estamos muito animadas com esta possibilidade”, finalizou Joseleide Câmara.
*Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/ciencia/2025/07/apresentadas-no-estande-da-fapema-pesquisas-sobre-borboletas-maranhenses-recebem-mencao-honrosa-na-sbpc/