21 de julho de 2025
Compartilhe:
Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte de cantora Preta Gil neste domingo (20/7). O petista ligou para Gilberto Gil, pai da artista, para manifestar solidariedade. “Estou profundamente triste em saber que Preta Gil nos deixou nesta noite de domingo. Talentosa e batalhadora em tudo o que fazia – seja como artista, seja como empresária – Preta seguiu espalhando a alegria de viver mesmo nos momentos mais difíceis de seu tratamento”, escreveu o político em postagem nas redes sociais.

“Assim que soube da triste notícia, liguei para o companheiro Gilberto Gil e para Flora para confortá-los nesse momento de dor. À toda a família de Preta, Sandra, o filho Francisco e à neta Sol de Maria, quero deixar um abraço amigo e carinhoso. Que o amor que Preta compartilhou em sua vida siga acalentando os seus corações – e os corações de todas as pessoas que tanto a admiravam”, afirmou Lula.

Estou profundamente triste em saber que Preta Gil nos deixou nesta noite de domingo. Talentosa e batalhadora em tudo o que fazia – seja como artista, seja como empresária – Preta seguiu espalhando a alegria de viver mesmo nos momentos mais difíceis de seu tratamento.

Preta era…

— Lula (@LulaOficial) July 21, 2025

Os ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentaram a morte da cantora Preta Gil, que não resistiu ao tratamento contra o câncer e morreu neste domingo (20/7).

Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, destacou que a artista foi uma voz ativa contra o machismo e enfrentou a doença com coragem até o fim. Ela também lembrou que Preta ofereceu apoio quando a ex-vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram assassinados, em 2018.

Flora Gil visita Preta Gil durante tratamento nos EUA: “Pertinho dela”

“Uma mulher que enfrentou o racismo, o machismo, a gordofobia e a doença sem nunca perder sua ternura, nem sua voz. Lutou muito por sua vida e por tudo em que sempre acreditou. Preta, nunca esquecerei de todo apoio que você deu à minha família e a mim nos momentos mais difíceis que passamos. Hoje o Brasil perde mais do que uma artista. Perdemos um símbolo de força, liberdade e amor pela vida”, escreveu Anielle.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também lamentou a morte da cantora e disse que ela fará muita falta. A ministra prestou solidariedade à família de Preta, especialmente ao pai, Gilberto Gil.

“Preta, preta, pretinha… Vá em paz, minha querida. Lhe conheci adolescente e, de alguma forma, lhe vi crescer e se transformar numa das artistas mais amadas, inspiradoras e autênticas do nosso país. Seu jeito livre de falar e enfrentar a vida, as alegrias e também as dores, sem pudores, sem papas na língua. Você vai deixar muitas saudades, mas também muitas belezas”, disse Margareth.

Morte de Preta Gil

Preta Gil morreu neste domingo (20/7). A coluna Fábia Oliveira, do Metrópoles, descobriu que a cantora teve uma piora em seu quadro de saúde, desde a última quarta-feira (16/7).

Ela, que tinha 50 anos, foi à clínica fazer mais uma sessão de quimioterapia e se sentiu mal. Lá, os médicos detectaram que a doença havia se alastrado.

Fonte: https://www.metropoles.com/brasil/lula-ligou-para-gil-e-lamentou-morte-de-preta-profundamente-triste