22 de julho de 2025
Eduardo Bolsonaro é alvo de pedido de suspensão imediata na
Compartilhe:

A atuação internacional do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) durante sua licença parlamentar gerou uma nova crise no Congresso. Nesta segunda-feira (21), o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), protocolou um pedido formal para a suspensão preventiva do mandato do parlamentar, além do bloqueio imediato de seu salário, cota parlamentar e demais verbas indenizatórias.

Segundo Lindbergh, Eduardo Bolsonaro usou o período de licença de 120 dias, concedido em março de 2025, para promover atividades políticas nos Estados Unidos que, na visão do petista, atentam contra as instituições brasileiras. A licença se encerrou no último domingo, 20 de julho.

Durante esse tempo, afirma Lindbergh, o deputado se valeu do “prestígio simbólico” de seu cargo para fazer campanhas no exterior contra o Brasil, atacando o Supremo Tribunal Federal (STF) e o governo federal. O documento apresentado à presidência da Casa alega que Eduardo teria praticado “traição à soberania nacional”, além de abuso das prerrogativas parlamentares.

O pedido de suspensão ocorre em meio a duas representações já protocoladas no Conselho de Ética da Câmara contra Eduardo Bolsonaro — uma em 25 de maio e outra em 11 de julho. Ambas solicitam a cassação do mandato por quebra de decoro.

Até o momento, a assessoria do deputado não se pronunciou sobre as acusações.

O caso deve acirrar ainda mais os ânimos entre os blocos governista e de oposição, num momento em que o Legislativo já está sob pressão por temas ligados à atuação de parlamentares fora do país e o uso de prerrogativas institucionais para fins eleitorais ou ideológicos.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/eduardo-bolsonaro-e-alvo-de-pedido-de-suspensao-imediata-na-camara/