23 de julho de 2025
Pesquisa aponta que sete em cada dez brasileiros temem impacto
Compartilhe:

Uma ampla maioria dos brasileiros acredita que os conflitos armados em curso ao redor do mundo podem afetar de forma significativa a economia nacional. É o que revela uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (22) pelos institutos Ipsos e Ipec. Segundo o levantamento, 72% dos entrevistados disseram que os recentes confrontos entre países “podem afetar muito” a economia do Brasil.

Outros 20% acreditam que o impacto pode ser moderado, enquanto apenas 4% consideram que os conflitos internacionais “não podem afetar” a economia brasileira. Outros 4% não souberam ou preferiram não responder. A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 8 de julho com duas mil pessoas, e tem margem de erro de dois pontos percentuais, com índice de confiança de 95%.

Além das consequências econômicas, os entrevistados também demonstraram preocupação com o efeito das guerras nas relações diplomáticas do Brasil. Para 66%, os conflitos podem afetar muito a forma como o país se relaciona com outras nações. Outros 23% acham que o impacto seria pequeno, 7% acreditam que não haverá efeito algum e 5% não souberam responder.

Avaliação de países em guerra

A pesquisa também investigou como os brasileiros enxergam os países diretamente envolvidos em conflitos recentes. A maioria demonstrou opiniões desfavoráveis em relação tanto a potências ocidentais quanto a nações do Oriente Médio e da Eurásia.

O Irã e a Rússia lideram a rejeição entre os entrevistados: 70% dos brasileiros disseram ter uma visão desfavorável ou muito desfavorável desses países. Apenas 14% demonstraram simpatia ao Irã, e 15% à Rússia. Outros 17% não souberam ou preferiram não opinar sobre a Rússia; no caso do Irã, esse índice foi de 14%.

Mesmo a Ucrânia, alvo de operação militar da Rússia desde 2022, teve avaliação negativa por 53% dos entrevistados. Outros 32% disseram ter opinião favorável ou muito favorável ao país, e 16% não souberam ou não quiseram responder.

Israel, envolvido no conflito com o grupo militante Hamas e alvo de críticas internacionais por suas ações na Faixa de Gaza, também registrou maioria de avaliações negativas: 52% dos brasileiros têm opinião desfavorável ou muito desfavorável ao país, enquanto 35% declararam apoio. Os indecisos somam 15%.

Já a Palestina teve 61% de respostas desfavoráveis ou muito desfavoráveis, com 21% de apoio e 19% de respostas indefinidas ou omissas.

Os Estados Unidos, principal potência ocidental e tradicional parceiro comercial do Brasil, dividiram a opinião pública: 49% dos entrevistados disseram ter uma imagem desfavorável ou muito desfavorável do país, enquanto 37% manifestaram visão positiva. Outros 14% não responderam ou não souberam opinar.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/sete-em-cada-dez-brasileiros-temem-impacto-de-conflitos-internacionais-na-economia-diz-pesquisa/