Foto: ASCOM/FMS –
Após realizar melhorias estruturais e organizacionais no consultório odontológico da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Boquinha, situada na zona rural de Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) obteve nesta terça-feira (22) a autorização do Conselho Regional de Odontologia (CRO) para retomar os atendimentos. A partir de quarta-feira (23), a população já pode acessar os serviços odontológicos na unidade.
O consultório havia sido interditado em 5 de dezembro de 2023, devido a diversas irregularidades apontadas pelo CRO, como rachaduras e sujeira nas paredes, infiltrações, pia entupida, armários danificados, presença de mofo, revestimentos inadequados, danos na cadeira odontológica, falta de tampas em lixeiras e ralos, além de iluminação precária. Agora, as pendências foram sanadas.
Segundo a presidente da FMS, Leopoldina Cipriano, a gestão tem priorizado a ampliação do acesso aos serviços de saúde bucal na rede pública. “Nosso compromisso é garantir atendimentos de qualidade e continuidade da assistência na odontologia, pois a saúde bucal é essencial para prevenir doenças e promover bem-estar”, destacou.
Com a reabertura da UBS do Boquinha, a atual gestão já contabiliza 25 consultórios odontológicos reativados desde janeiro de 2025. No início da gestão, 45 dos 91 consultórios estavam fechados ou interditados. De acordo com a diretora da Atenção Básica da FMS, Fátima Sousa, 24 deles já foram reabertos, representando um aumento de 34% na capacidade de atendimento odontológico.
Além das melhorias no consultório odontológico, a UBS do Boquinha passou por intervenções em outros setores, como remoção de infiltrações, pintura do forro, troca de torneiras e lâmpadas, reorganização da farmácia, retelhamento da unidade, substituição de ventiladores quebrados e ajuste na agenda de consultas para garantir maior eficiência no atendimento.