
A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA) iniciou, nesta segunda-feira (21), a Expedição de Turismo pelo polo Chapada das Mesas, com o objetivo de impulsionar e fortalecer o desenvolvimento integrado da atividade turística na região. A iniciativa faz parte do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e envolve visitas técnicas e institucionais aos municípios de Itinga do Maranhão, Açailândia, Imperatriz, Governador Edison Lobão, Porto Franco e Estreito.
A programação conta com a presença de representantes dos setores de Regionalização e também de Promoção da Setur-MA, contemplando visitas aos atrativos turísticos que integram o roteiro, com a finalidade de diversificar a oferta de produtos turísticos com olhar mercadológico, além de promover reuniões com gestores públicos, privados e representantes do setor. A iniciativa busca ampliar a estrutura e o planejamento estratégico do turismo no polo.
Para a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, as Expedições promovem a descentralização do turismo, valorizando as belezas e riquezas de cada polo turístico.
“Nosso foco é aproximar a gestão pública das realidades locais, entender as demandas específicas de cada município e apoiar soluções que fortaleçam o turismo como vetor de crescimento econômico e social. Acreditamos que esse contato direto com os territórios é fundamental para construir estratégias mais eficientes e inclusivas”, destacou.
Na agenda do primeiro dia (21), a equipe da Setur-MA participou de uma reunião de alinhamento institucional e realizou visitas ao polo moveleiro de Itinga do Maranhão. Além disso, o grupo conheceu o Balneário da Águida, um dos atrativos naturais do município. Já nesta terça-feira (22), a expedição seguiu com visita técnica ao Balneário Recanto dos Amigos.
Nesta edição, a ação conta também com a participação de empresários do setor de agenciamento da região, que acompanham a programação e atuam na avaliação dos atrativos de cada município inserido no roteiro integrado. A presença do setor privado fortalece o compromisso com um turismo sustentável e economicamente viável, alinhado com as potencialidades e identidades locais.
*Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/turismo/2025/07/setur-ma-inicia-expedicoes-de-turismo-no-polo-chapada-das-mesas/