
O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nesta quarta-feira (23) uma nova peça de comunicação com duras críticas aos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem chama de “traidores da democracia”. Utilizando recursos de inteligência artificial, a peça exibe um rosto semelhante ao de Bolsonaro e reforça a estratégia da legenda de polarizar a disputa entre classes sociais às vésperas das eleições de 2026.
O vídeo compara o Brasil a um navio que enfrentou “muitas tempestades” e que, mesmo sob ataques, “sempre seguiu em frente”. A metáfora evolui para uma crítica direta: “Há quem queira furar o casco para afundar o navio e jogar milhões ao fundo, só para o ex-capitão escapar”. A alusão ao ex-presidente ocorre em meio às recentes medidas impostas a ele pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de acessar redes sociais, falar com o filho e se aproximar de embaixadas.
Além das críticas a Bolsonaro, o PT também aproveita o vídeo para intensificar seu discurso contra a elite econômica. A narrativa reforça que os bilionários “sempre acham que vão se salvar e nunca precisam ajudar”, e insere imagens — geradas por inteligência artificial — de pessoas abatidas carregando sacos com a palavra “imposto”, enquanto homens brancos engravatados representam os super-ricos em jatinhos e iates.
O Brasil é como um grande navio e um ex capitão covarde e traidor não vai afundar nossos sonhos.
Defender nosso país é defender nossos direitos! pic.twitter.com/18a2kTpLBl— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) July 24, 2025
A nova peça faz parte de uma ofensiva que busca reposicionar o partido junto à classe trabalhadora. Desde o fim de junho, o PT tem lançado vídeos que colocam em oposição direta os mais pobres, que “carregam o país nas costas”, e os mais ricos, retratados como alheios às dificuldades da maioria.
Estratégia para 2026
A ofensiva midiática está alinhada a uma das principais pautas do governo Lula no Congresso: a isenção do Imposto de Renda para quem ganha entre R$ 5 mil e R$ 7 mil mensais, e o aumento da taxação sobre os mais ricos. A expectativa é que a nova campanha, que terá continuidade com o lançamento de outro vídeo nesta quinta-feira (24), fortaleça o discurso do partido em defesa da justiça fiscal e do “resgate do Brasil para os brasileiros”.
Com esse movimento, o PT pretende consolidar uma narrativa eleitoral voltada à classe média e à base popular, enquanto pressiona adversários políticos e amplia o desgaste de Bolsonaro no cenário jurídico e político.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/em-video-pt-ataca-bolsonaro-e-diz-que-ha-traidores-que-tentam-afundar-o-brasil-assista/