
A Nvidia tem concorrência. A chinesa Huawei apresentou neste sábado (26) um sistema de computação de inteligência artificial capaz de rivalizar com o produto mais avançado da gigante dos chips.
O sistema CloudMatrix 384, como foi batizado, foi apresentado durante a Conferência Mundial de Inteligência Artificial, um evento anual de três dias em Xangai, na China, em que empresas revelam suas principais novidades de IA.
Huawei apresenta poderosos sistema de computação de IA
O CloudMatrix 384 foi anunciado pela Huawei em abril e chamou atenção do setor de inteligência artificial. Ele foi apresentado oficialmente durante a conferência em Xangai e atraiu visitantes aos estande da empresa chinesa.
Segundo especialistas consultados pela Reuters, o sistema de computação de IA é um concorrente direto do Nvidia GB200 NVL72, um computador com chips avançados para ser usado em data centers de inteligência artificial. Esse é o produto mais potente da empresa americana… que agora foi alcançado.

Huawei pode superar Nvidia?
De acordo com Dylan Patel, fundador do grupo de pesquisa de semicondutores SemiAnalysis, em um artigo de abril, a Huawei tem recursos de IA que podem, sim, superar a Nvidia.
A empresa já é a fornecedora de chips favorita na China, mas ainda enfrenta desafios globais, como as restrições de exportação impostas pelos Estados Unidos. A apresentação do sistema vem na tentativa de aumentar a participação de mercado da Huawei globalmente – mercado este que é dominado pela Nvidia.
Inclusive, a empresa americana já reconheceu a força da chinesa como concorrente. Em maio, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, afirmou à Bloomberg que a Huawei estava avançando muito rápido, inclusive citando o sistema CloudMatrix.

O que sabemos sobre o CloudMatrix 384?
Como ficou claro, o sistema apresentado pela Huawei é um dos mais avançados do setor, competindo de igual para igual com os produtos da Nvidia.
A empresa chinesa não chegou a dar muitos detalhes sobre a tecnologia, nem respondeu questionamentos específicos da Reuters.
O que sabemos:
- O CloudMatrix 384 tem 384 chips 910C da Huawei (um dos mais recentes da empresa);
- Segundo a SemiAnalysis, o sistema supera o GB200 NVL72 da Nvidia em alguns quesitos;
- Os chips da Huawei em si são mais fracos. Para resolver esse problema, a empresa apostou em um design com mais chips (quantidade, em vez de qualidade) e inovações de design;
- A arquitetura do sistema é “supernó”, que permite que os chips se conectem em velocidades altíssimas;
- No mês passado, o CEO da Huawei, Zhang Pingan, revelou que o CloudMatrix 384 já estava sendo usado na plataforma de nuvem da empresa.
O post A Nvidia tem concorrência – e ela vem da China apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/26/pro/a-nvidia-tem-concorrencia-e-ela-vem-da-china/