27 de julho de 2025
Preservação em foco: Iphan discute intervenções em escolas históricas de
Compartilhe:

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) participou, no dia 14 de julho de 2025, de uma audiência promovida pelo Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), por meio das Promotorias Especializadas na Defesa da Educação, para discutir a situação estrutural da Escola Modelo Benedito Leite e do Liceu Maranhense. Ambas as instituições integram a rede estadual de ensino e estão localizadas no Centro Histórico de São Luís (MA).

A Escola Modelo está situada em área de tombamento federal, enquanto o Liceu Maranhense se encontra dentro da poligonal de tombamento estadual. Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Governo, Procuradoria Geral do Estado, Superintendência de Patrimônio Cultural do Maranhão, além de gestores escolares e demais órgãos públicos envolvidos.

Por estarem inseridos em áreas protegidas, os imóveis exigem cuidados específicos com a preservação de seus elementos históricos, culturais, arquitetônicos e ambientais. O Iphan ressaltou que qualquer intervenção nos edifícios deve respeitar as diretrizes de preservação, a fim de evitar descaracterizações que comprometam o valor cultural dos bens.

A Superintendência do Iphan no Maranhão continuará acompanhando tecnicamente os desdobramentos da situação, em colaboração com os órgãos competentes, para assegurar a conservação das edificações, que possuem relevância histórica e arquitetônica para o Brasil.

Escola Modelo Benedito Leite

Fundada em 1900, a Escola Modelo Benedito Leite é uma das instituições educacionais mais antigas do país. Criada durante a reforma educacional maranhense no início do século 20, a escola tinha como missão formar professores para atuar nas escolas primárias.

Localizado na Praça Antônio Lobo, o prédio atual foi concluído em 1948 e apresenta marcante arquitetura neocolonial, com elementos como frontões ornamentados e platibanda decorada com pináculos.

O edifício integra o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Cidade de São Luís, tombado pelo Iphan em 1974, e está inserido na área reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1997.

*Fonte: IPHAN

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/07/preservacao-em-foco-iphan-discute-intervencoes-em-escolas-historicas-de-sao-luis/