29 de julho de 2025
Marco Antônio da Vila Matilde leva 50 anos de samba
Compartilhe:

Foto: Divulgação/UMES

O projeto “Noitada de Samba na UMES” recebe na próxima terça-feira (29/07) um dos maiores nomes do samba paulistano: Marco Antônio, compositor e intérprete que há meio século escreve a história do carnaval na Zona Leste. O show gratuito no Cine-Teatro Denoy de Oliveira (Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista), às 20h, promete reviver sambas antológicos e celebrar a resistência das escolas de samba de São Paulo.

Nascido em 18/06/1950, é sambista, compositor, músico e intérprete ativo no samba de São Paulo há mais de 50 anos. Iniciou oficialmente sua caminhada em 1972, na Escola de Samba Mocidade Alegre, dançando como Mestre Sala e conquistando o primeiro tri campeonato da escola, com a tão sonhada nota 10 no quesito. Permanece na escola até 1983, sendo membro ativo de sua Ala da Compositores. Em 1984, vai para a Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, pelas mãos do então Diretor de Carnaval Betinho, filho do fundador “Seu Nenê”.

É autor de vários sambas-enredo que marcam com destaque sua contribuição ao carnaval de São Paulo. Em 1976 apresentou “Tributo à uma Época”, em 1978 “Sonho de um Gari” e, em 1983, “Sonho do Fantástico Eldorado”, todos eles pela Mocidade Alegre. Já na Nenê de Vila Matilde, se sagra campeão em 1985 com “Quando o Cacique Rodou a Baiana”, enredo com o qual a escola desfilou na Marquês de Sapucaí, sendo a única agremiação de São Paulo a realizar tal feito. Também pela Nenê, é autor dos sambas “O Poeta Falou – Zona Leste Somos Nós”, em 1988, considerado um hino da zona leste paulistana, “Narciso Negro”, em 1997, e “Um Vôo da Águia Entre Dois Mundos” em 2005.

Também possui vários sambas gravados por diversos artistas como Quinteto em Branco Preto, Bezerra da Silva, Serginho Madureira, Velha Guarda da Nenê e variadas gravações das comunidades do samba. Em 02 de dezembro de 2002, formou a VELHA GUARDA MUSICAL DA NENÊ DE VILA MATILDE, que presta um relevante serviço  à cultura popular de nossa cidade.

O projeto “Noitada de Samba na UMES” é uma realização do Centro Popular de Cultura da UMES, com apoio do Ministério da Cultura, e já recebeu nesta temporada nomes como Nei Lopes, Carlinhos Vergueiro e Fabiana Cozza.

Os convidados são acompanhados pelos músicos Edmilson Capelupi (violão 7 cordas), João Poleto (sopro), Koka Pereira (percussão), Maik Oliveira (bandolim), Pedro Pita (percussão) e Rafael Toledo (percussão).

Serviço

  • Data: 29/07/2025
  • Horário: 20h 
  • Local: Cine-Teatro Denoy de Oliveira  Entrada gratuita (retirada 1h antes ou reservas pelo (11) 3289-7475)

Fonte: https://horadopovo.com.br/marco-antonio-da-vila-matilde-leva-50-anos-de-samba-ao-noitada-de-samba-da-umes/