
O governador do estado do Piauí, Rafael Fonteles autorizou a abertura de mais um edital. Dessa vez, a liberação foi para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) por meio do Decreto nº 23.965. O processo seletivo Detran PI vai preencher vagas temporárias.
continua depois da publicidade
O documento foi assinado no dia 16 de julho, mas só foi publicado no dia 24. O aval é para abertura de 30 vagas imediatas para exercício de funções pedagógicas, educativas e formativas no âmbito do órgão.
Agora cabe ao próprio Detran estabelecer normas e procedimentos para a seleção dos novos servidores. Isso deverá ser feito por meio de Comissão Organizadora que ainda precisa ser formada.
Quais serão as vagas?

O edital do processo seletivo Detran PI deve ser publicado em breve. Foto: montagem / Concursos no Brasil
Todas as oportunidades autorizadas são para o cargo de Instrutor de Trânsito. Segundo o site oficial do estado, os contratados irão atender, principalmente, à implementação do Programa CNH Social.
continua depois da publicidade
Desse modo, os servidores irão trabalhar dando aulas para a formação dos alunos que querem obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As admissões serão firmadas por tempo determinado, podendo ser prorrogadas a até quatro anos.
O salário ainda não foi confirmado, mas é possível que fique entre R$ 2,5 mil e R$ 4,9 mil dependendo do município de lotação e da jornada de trabalho. Normalmente, a carga horária é de 44 horas por semana.
Quais os requisitos?
O decreto que autoriza o processo seletivo Detran PI não informa quais são os critérios para concorrer às vagas. No entanto, alguns requisitos comuns do cargo de Instrutor de Trânsito são:
- Idade mínima de 21 anos;
- Ensino médio completo;
- Possuir CNH na categoria em que irá ministrar as aulas há, pelo menos, dois anos;
- Curso de formação de instrutores de trânsito;
- Não possuir infrações graves ou gravíssimas;
- Não ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses.
Concurso Detran PI em estudo
O processo seletivo Detran PI não é o único certame esperado para o Departamento de Trânsito. Um concurso para efetivos é amplamente aguardado, especialmente depois de um acordo com o Ministério Público do Trabalho para a abertura de novas vagas.
continua depois da publicidade
Isso porque foi constatado que o órgão estava trabalhando com contratos de terceirização para atender serviços que deveriam ser realizados por servidores admitidos por concurso público. Em dezembro de 2023, os terceirizados foram desligados.
A expectativa é de que um novo edital do concurso Detran PI seja publicado com 141 vagas, conforme o solicitado pelo Departamento. Atualmente o órgão conta com um déficit de 649 servidores.
O último edital para efetivos foi lançado há 13 anos, no ano de 2012, com apenas 22 vagas. Na época, o certame contemplou cargos de Analista de Sistema, Analista de Suporte, Programador e Técnico de Suporte.
Fonte: https://concursosnobrasil.com/concursos/pi/2025/07/29/processo-seletivo-detran-pi/