
O Governo do Maranhão realizou mais uma roda de conversa direcionada a familiares de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Centro de Especialidades Ninar. A ação integra o circuito de vivências promovido pela unidade e teve como tema “Quem ama coloca limite nas crianças”, enfatizando a importância do diálogo e da orientação às famílias.
Ao decorrer do encontro, a doutora Janilce Karla Ribeiro, integrante da equipe multidisciplinar, ressaltou a alta relevância do tema em questão. “Estabelecer limites é também um ato de cuidado e amor. Isso contribui para que a criança se desenvolva de forma segura e equilibrada, além de prepará-la para se tornar um adulto com valores sólidos”, justificou a profissional.
A atividade foi elogiada por familiares que estavam presente, como Hélica Patrícia Assencio, mãe de Maria Aylla, de 6 anos, vinda de São João dos Patos, ela expressou sua experiência diante das orientações recebidas. “Como mãe atípica, me sinto acolhida. A atividade nos ensinou formas práticas de lidar com situações de crise, identificar comportamentos e encontrar soluções para conduzir melhor nossos filhos. Foi uma experiência enriquecedora”, destacou.
Os círculos de conversa atuam como espaços de troca entre pais e profissionais especializados, reforçando cada vez mais a parceria entre família e equipe de saúde. Além de incentivar o desenvolvimento infantil, a prática também amplia o olhar sobre o tratamento, oferecendo apoio emocional e prático para combater os desafios diários do TEA.
Para a diretora administrativa da unidade, Andréa Dutra, a ação reforça a missão do Ninar de oferecer um tratamento multidisciplinar individualizado. “Respeitamos o ritmo e as necessidades de cada criança e sua família. Acreditamos que todo paciente tem potencial e merece ser estimulado com respeito, afeto e dignidade”, ressaltou.
O Centro de Especialidades Ninar faz parte da rede estadual de saúde e é articulado pelo Instituto Acqua. Referência no atendimento de crianças com síndromes raras e distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor, o Ninar já soma mais de 1,2 milhão de atendimentos desde sua inauguração, que ocorreu no ano de 2017.
Leia também:
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/governo-promove-troca-de-experiencias-com-familiares-de-criancas-com-tea/