2 de agosto de 2025
Caxias comemora 202 anos de adesão à Independência do Brasil
Compartilhe:

No dia 1º de agosto de 1823, Caxias, cidade no leste maranhense, deixou de ser o último foco de resistência à independência do Brasil e finalmente se desvinculou do domínio da Coroa Portuguesa.

Para comemorar os 202 anos da adesão de Caxias à independência brasileira, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, participou nesta quinta-feira (31) de uma extensa agenda comemorativa na cidade.

A programação foi marcada pela inauguração de obras, entrega de ambulância e de viatura policial, além de vistoria a projetos estaduais que já estão em andamento na cidade.

O primeiro compromisso do governador em Caxias foi na Praça do Panteon, onde Brandão prestigiou solenidade comemorativa com direito a corte do bolo pelos 202 anos de adesão, hasteamento de bandeiras e a assinatura para início de obras em equipamentos esportivos municipais, como é o caso do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE).

Na sequência, Brandão participou da solenidade de entrega da obra de reforma, ampliação e climatização da Unidade Integrada Municipal Hélio de Sousa Queiroz. Apta à educação integral, a unidade escolar vinculada à Prefeitura Municipal de Caxias passou por ampla reforma e atende cerca de 185 estudantes de Caxias.

“Hoje 202 anos da cidade de Caxias, estou aqui com os amigos, população, todos comemorando, Já tivemos aqui três eventos, todos eles muito importantes que trouxeram benefícios para a cidade de Caxias”, pontuou Carlos Brandão.

Infraestrutura

Ao lado de comitiva formada por secretários de Estado, parlamentares e do ministro dos Esportes do Brasil, André Fufuca, Brandão deu continuidade à agenda em Caxias visitando as obras estaduais na Avenida Pirajá. O projeto está sob a coordenação da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e o governador sinalizou novas intervenções em estradas estaduais da região.

“Visitamos a Avenida Pirajá, que é uma avenida extremamente importante para a mobilidade de Caxias, na entrada de Caxias e será um cartão-postal para a cidade. Estamos recuperando a estrada que sai do Baú até Caxias e vamos melhorar até Aldeias Altas, para que a gente possa ter uma melhor mobilidade, porque, afinal, Caxias é uma cidade polo”, ressaltou Carlos Brandão.

Brandão e comitiva também visitaram as obras no novo prédio do curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) do campus Caxias. A nova estrutura vai permitir melhorias significativas nos laboratórios, salas de aula e ambientes de prática, atendendo a demandas prioritárias dos estudantes.

Nova Ciretran e Agemleste

Ainda em Caxias, o governador entregou a obra da sede da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município. O projeto foi executado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov). A sede da Ciretran recebeu nova e ampla infraestrutura, modernizando os serviços de trânsito e o atendimento ao cidadão.

“Mais uma grande inauguração do nosso governador, Carlos Brandão, sempre preocupado com os nossos usuários. Estamos inaugurando aqui em Caxias a nova Ciretran, que ficou com instalações mais modernas”, ressaltou o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Diego Rolim.

Carlos Brandão fechou a agenda comemorativa pelos 202 anos da adesão de Caxias à independência do Brasil com a inauguração da sede da Agência Executiva Metropolitana do Leste Maranhense (Agemleste). Para o presidente da agência, Gabriel Tenório, a abertura da sede reforça o compromisso do Governo do Maranhão com o municipalismo.

“Dia de comemorações hoje em Caxias. A Agemleste vem fazer parte desse trabalho de municipalismo que o governador Brandão tem feito em todo o Maranhão e vai, com a sua sede em Caxias, ajudar a transformar toda a região leste, trazendo mais progresso e desenvolvimento para todos os municípios”, reforçou Tenório.

Já o governador Carlos Brandão avalia que a inauguração da sede da Agemsleste em Caxias vai dinamizar e acelerar obras do Governo do Estado em toda a regional. “A Agemleste é uma instituição que vai ficar responsável pelas obras da região, para acelerar os processos. Temos muitas obras e precisamos de mais órgãos para executá-las”.

As comemorações pelos 202 anos da adesão de Caxias à independência do Brasil seguem até a sexta-feira (1°) com programação da Prefeitura Municipal, com grande festa no Parque da Cidade, reunindo grandes nomes da música regional e nacional.

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/politica/2025/07/caxias-comemora-202-anos-de-adesao-a-independencia-do-brasil-com-entregas-inauguracoes-e-vistorias-a-obras-estaduais/