2 de agosto de 2025
Estudantes cocriam curso sobre educação digital em iniciativa do MEC
Compartilhe:

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu ao longo do mês de julho uma série de encontros virtuais com estudantes dos anos finais do ensino fundamental para a construção coletiva de um curso voltado à educação digital e midiática para adolescentes. A ação tem apoio da Unesco e faz parte de uma estratégia mais ampla de valorização do protagonismo juvenil nas políticas públicas educacionais.

A proposta é resultado do trabalho do Grupo de Educação Digital e Midiática para as Adolescências, criado no âmbito do Comitê Nacional do Programa Escola das Adolescências (Conapea). O grupo, de caráter consultivo, visa apoiar a formulação de políticas que incentivem o uso consciente, crítico e equilibrado das tecnologias digitais por parte dos jovens.

(Foto: Reprodução)

Os encontros de cocriação aconteceram nos dias 1º, 15 e 29 de julho, com participação de estudantes de dez unidades da federação: Espírito Santo, Sergipe, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Tocantins, Pernambuco, Ceará e Distrito Federal. Eles foram indicados por articuladores da Rede Nacional do Programa Escola das Adolescências (Renapea).

Durante as atividades, os adolescentes contribuíram com sugestões para os temas, abordagens e metodologias do curso, trazendo suas experiências e preocupações sobre o uso das redes sociais, os riscos da desinformação, a exposição on-line e os desafios da cidadania digital.

O curso construído com base nas contribuições será ofertado gratuitamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec), voltado a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A expectativa é fortalecer práticas educativas que promovam o uso responsável e criativo da tecnologia no ambiente escolar.

A iniciativa reforça o compromisso do MEC com a escuta ativa dos sujeitos da política educacional e reconhece os adolescentes como agentes fundamentais na criação de soluções inovadoras para os desafios da escola pública.

Programa Escola das Adolescências
Lançado pela Portaria nº 635/2024, o Programa Escola das Adolescências é uma estratégia do governo federal que reúne apoio técnico, pedagógico e financeiro para melhorar a qualidade do ensino nos anos finais do ensino fundamental. A proposta busca conectar o currículo escolar às vivências reais da adolescência no Brasil, promover um ambiente acolhedor e impulsionar trajetórias de sucesso escolar.

Entre suas ações estão a produção de guias temáticos, incentivo financeiro a escolas com base em critérios socioeconômicos e étnico-raciais, e a reestruturação de práticas pedagógicas. O programa se organiza em três eixos: governança, organização curricular e pedagógica, e desenvolvimento profissional.

*Fonte: gov.br

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/08/estudantes-cocriam-curso-sobre-educacao-digital-em-iniciativa-do-mec/