3 de agosto de 2025
Chanceler brasileiro confronta EUA sobre sanções e tarifaço em reunião
Compartilhe:

Cerca de 950 mil beneficiários do INSS ainda não solicitaram o ressarcimento de descontos indevidos em seus benefícios, referentes a mensalidades associativas. O prazo para contestação e adesão ao acordo de ressarcimento foi estendido e continua aberto até pelo menos 14 de novembro de 2025, podendo ser prorrogado. Os beneficiários podem solicitar o ressarcimento pelos canais oficiais do INSS: aplicativo Meu INSS, Central 135 e agências dos Correios. 

Detalhes:

Quem tem direito:

Aposentados e pensionistas que contestaram descontos em seus benefícios e não tiveram resposta das entidades associativas em até 15 dias úteis podem aderir ao acordo. 

Como solicitar:

Os beneficiários podem fazer a solicitação pelo aplicativo ou site Meu INSS, pela Central 135 ou em agências dos Correios. 

Importância:

O governo federal está empenhado em garantir a justiça, segurança e transparência no processo de ressarcimento, assegurando que os beneficiários recebam os valores devidos. 

Canais oficiais:

É fundamental utilizar apenas os canais oficiais do INSS para evitar golpes e fraudes. O INSS não entra em contato por telefone, SMS ou e-mail para tratar do assunto. 

Prazos:

O prazo para contestação e adesão ao acordo de ressarcimento é até, pelo menos, 14 de novembro de 2025, com possibilidade de prorrogação. 

Adesão ao acordo:

A adesão ao acordo é gratuita e pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou nas agências dos Correios. 

Reembolso:

O INSS iniciou os reembolsos dos valores descontados indevidamente, com a liberação de um crédito de R$ 3,3 bilhões fora da meta fiscal. 

Verificação:

Os beneficiários podem verificar se têm direito ao ressarcimento e consultar os valores pelo aplicativo Meu INSS. 

Grupos especiais:

O INSS realizará automaticamente a contestação de ofício para alguns grupos, como idosos com mais de 80 anos com descontos iniciados após março de 2024, indígenas e quilombolas. 

LEIA MAIS

Fonte: https://agendadopoder.com.br/quase-1-milhao-de-beneficiarios-do-inss-ainda-nao-pediram-reembolso-de-descontos-indevidos/