2 de agosto de 2025
Maioria dos brasileiros aprova tornozeleira em Bolsonaro, revela Datafolha –
Compartilhe:

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de impor o uso de tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é apoiada pela maioria dos brasileiros. Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada pela Folha de S.Paulo, 55% dos entrevistados consideram a decisão acertada — o mesmo percentual dos que acreditam que Bolsonaro pretendia sair do país antes de ser julgado.

O levantamento foi realizado nos dias 29 e 30 de julho com 2.004 pessoas com mais de 16 anos, em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Entre os que aprovam as medidas, 44% o fazem de forma convicta. Já entre os 41% que desaprovam, 32% se declaram totalmente contrários. Outros 3% não souberam opinar, enquanto 1% se disse indiferente. O apoio às restrições é mais alto entre pessoas com menor nível de escolaridade (59%) e entre os que ganham até dois salários mínimos (57%). Por outro lado, entre pessoas com ensino superior completo, o índice cai para 51%.

As medidas contra Bolsonaro — que incluem, além da tornozeleira, o recolhimento domiciliar noturno e nos fins de semana — foram determinadas por Moraes após o agravamento de tensões diplomáticas com os Estados Unidos. O presidente norte-americano, Donald Trump, impôs tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros, alegando que o ex-presidente estava sendo vítima de uma “caça às bruxas”. Moraes entendeu que havia risco real de fuga, especialmente após o envolvimento do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) com setores trumpistas.

PF achou dólares em espécie na casa de Bolsonaro

A suspeita foi reforçada pelo episódio em que Bolsonaro, em 2024, permaneceu por dois dias na embaixada da Hungria em Brasília, pouco depois de ter seu passaporte retido, o que foi interpretado como uma tentativa de escapar da prisão. Além disso, a Polícia Federal encontrou dólares em espécie na residência do ex-presidente durante uma operação no caso da tentativa de golpe para se manter no poder após a derrota nas eleições de 2022.

As opiniões sobre as medidas cautelares seguem linhas de clivagem política. O apoio é maior no Nordeste, reduto do presidente Lula (PT), onde chega a 63%. Entre os evangélicos, grupo que compõe uma das bases mais fiéis do bolsonarismo, a desaprovação alcança 56%, contra 40% de aprovação. Homens tendem a rejeitar mais as medidas (44%) do que mulheres (38%).

Moraes advertiu Bolsonaro

Após a imposição das medidas, Bolsonaro foi advertido por Moraes por ter dado entrevista à imprensa usando a tornozeleira visivelmente exposta, o que o ministro considerou uma violação indireta da proibição de manifestações públicas. O episódio, no entanto, resultou apenas em uma advertência formal e no reforço das regras de conduta para o ex-presidente até seu julgamento, previsto para setembro. Bolsonaro afirma ser vítima de perseguição política e classifica o processo como uma “farsa judicial”.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/maioria-dos-brasileiros-aprova-tornozeleira-em-bolsonaro-revela-datafolha/