3 de agosto de 2025
Datafolha mostra Lula isolado na frente e oposição dividida nas
Compartilhe:

A nova pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado (2), mostra um cenário de recuperação eleitoral para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026. Mesmo sem melhoria na avaliação de governo, Lula aparece isolado na liderança em todos os cenários de primeiro turno testados, ampliando a vantagem sobre seus adversários bolsonaristas — incluindo o próprio Jair Bolsonaro (PL), seus filhos, sua esposa Michelle Bolsonaro (PL-DF) e aliados como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).

A pesquisa, feita nos dias 29 e 30 de julho com 2.004 eleitores em 130 municípios, mostra Lula com 39% das intenções de voto contra 33% de Bolsonaro — uma vantagem de cinco pontos percentuais, o dobro do registrado no levantamento anterior. Mesmo inelegível, o ex-presidente ainda aparece nos cenários testados, assim como fez Lula em 2018, quando estava preso.

Contra a família Bolsonaro, Lula também leva vantagem confortável: vence Eduardo Bolsonaro (39% a 20%), Flávio Bolsonaro (40% a 18%) e Michelle (39% a 24%). Frente a Tarcísio, a disputa mostra estabilidade, com o petista marcando 38% e o governador paulista 21%.

O levantamento também simulou possíveis confrontos de segundo turno. Lula hoje bate Bolsonaro por 47% a 43%, descolando-se do empate técnico anterior. Contra Tarcísio, também vence: 45% a 41%. Nos demais cenários, o petista lidera com folga: 48% a 40% contra Michelle, 49% a 37% contra Eduardo e 48% a 37% contra Flávio.

Na ausência de Lula, Tarcísio aparece como principal nome da oposição, vencendo Fernando Haddad por 43% a 37% e empatando tecnicamente com Geraldo Alckmin (40% a 38%). Outro nome em ascensão é o governador paranaense Ratinho Jr. (PSD), que pontua consistentemente entre 10% e 14% nas simulações e aparece como figura promissora fora da sombra de Bolsonaro.

A pesquisa também revela o alto índice de rejeição dos dois principais polos políticos: Lula tem 47% de rejeição, enquanto Bolsonaro aparece com 44%. Os filhos e a esposa do ex-presidente variam entre 36% e 38%, enquanto nomes menos expostos nacionalmente — como Tarcísio (17%), Ratinho Jr. (21%) e Zema (22%) — enfrentam menos resistência.

A disputa presidencial ainda está longe, mas os dados do Datafolha reforçam um cenário de fragmentação na direita e recuperação estratégica do campo lulista, que mantém a dianteira mesmo em meio a turbulências internacionais como o embate com Donald Trump e a alta das tarifas sobre produtos brasileiros. O desafio, para todos, será conquistar o eleitorado insatisfeito e ultrapolarizado.

LEIA TAMBÉM:

Fonte: https://agendadopoder.com.br/datafolha-mostra-lula-isolado-na-frente-e-oposicao-dividida-nas-eleicoes-2026/