4 de agosto de 2025
Festival Dança em Trânsito acontece de 12 a 14 de
Compartilhe:

O Maranhão segue em clima festivo no mês de agosto, recebendo a 23ª edição do mais longevo festival internacional de dança contemporânea do Brasil, o Dança em Trânsito. Em 2025, o festival contemplará três cidades maranhenses: São Luís, Santa Inês e Pindaré-Mirim. Em São Luís, as apresentações serão realizadas nos dias 12 e 13 de agosto; e em Santa Inês e Pindaré-Mirim, no dia 14 de agosto. Além das exibições de coreografias e performances, o festival também realiza atividades formativas como oficinas e residências de criação.

(Foto: Divulgação)

“Todos os anos, o Maranhão nos abraça e recebe com muita alegria. Percebemos que nesses quatro anos que estamos realizando o Dança em Trânsito no estado, cresce o interesse pela nossa programação e pela dança contemporânea. E esse é um dos grandes propósitos desse festival, que é democratizar o acesso à cultura, fomentar o intercâmbio cultural com o público e com os artistas da região e possibilitar também que mais pessoas conheçam a dança contemporânea e, quem sabe, se interessem em também se tornar dançarinos, coreógrafos, educadores da dança.”, afirmou Gisele Tápias, diretora geral do Dança em Trânsito.

Esse ano, o festival passará por 33 cidades de norte a sul do país, envolvendo 30 companhias do Brasil, Angola, Brasil, Burkina Faso, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, França, Itália e Portugal, até outubro.

O 23º Dança em Trânsito é apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e Engie Brasil Energia.

Participam desta edição no Maranhão companhias e artistas como a Elelei Company e Marcat Dance da Espanha; TOB Group, da Coreia do Sul; Beatriz Mira e Tiago Barreiros, de Portugal; e Grupo Tápias, do Rio de Janeiro.

Programação no Maranhão

As apresentações começam pela capital São Luís, no dia 12 de agosto, no Centro Cultural Vale Maranhão, que fica na Av. Henrique Leal, 149, Centro.Às 18h, acontece a apresentação da peça Fan Made (12 min), da companhia sul-coreana TOB Group. Em cena, os dançarinos remontam o final do período Chosun quando a nobreza coreana ainda tentava manter seu poder e dignidade.

Em seguida, às 18h20, será apresentado o resultado da residência de criação realizada em São Luís pela Companhia Marcat Dance (Espanha) com artistas locais. Às 18h30, o TOB Group volta à cena apresentando Are you guilty? que aborda a linha tênue entre ser vítima ou agressor. 

(Foto: Divulgação)

“A intenção ‘inocente’ pode se parecer muito com o ato “eliberado” de outra pessoa. Fechamos os olhos e tapamos os ouvidos, apenas para abri-los novamente e encarar tudo. Será que algum dia conseguiremos ser verdadeiramente inofensivos uns com os outros?.”, questionou o coreógrafo Min Kim ao descrever a peça. 

A partir das 19h, serão apresentados os espetáculos Corrente, com a dupla portuguesa Beatriz Mira e Tiago Barreiros, trazendo para o palco a ideia da formação de um ser uno, pensando o papel da escolha numa sociedade onde viver implica a dualidade corpo-consciência; e Dual, da Cia Marcat Dançe, da Espanha, uma obra que propõe uma jornada sensorial e emocional, onde as personagens exploram, através da dança, a dualidade humana.

(Foto: Divulgação)

No dia 13 de agosto, às 16h, a programação continua com a apresentação do espetáculo Ziraldo, o mineiro maluquinho, do Grupo Tápias (Rio de Janeiro). A peça infanto juvenil celebra a obra de Ziraldo, trazendo seus personagens icônicos para a vida de maneira interativa e educativa. 

No dia 14 de agosto, o Dança em Trânsito realiza atividades em Pindaré-Mirim, com oficinas pontuais de dança, a partir das 14h, no Engenho Central de Pindaré; e em Santa Inês, com apresentação dos espetáculos, às 19h, no Parque da Juventude, começando com jogos indígenas e apresentação das peças A Ciegas, da Elelei Company (Espanha) e Reza, do Grupo Tápias (Rio de Janeiro).

Toda a programação do Festival Dança em Trânsito é gratuita e aberta a todos os públicos, de todas as idades. A programação completa está disponível no site www.dancaemtransito.com.br.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/festival-danca-em-transito-acontece-de-12-a-14-de-agosto-em-cidades-no-maranhao/