5 de agosto de 2025
“Monstro do Lago Ness”: lenda pode ter um corpo “impossível”
Compartilhe:

Por mais de 1.300 anos, o Lago Ness, na Escócia, alimenta a lenda de uma criatura misteriosa que habita suas águas escuras. Apesar de inúmeros relatos e buscas, nenhuma evidência concreta comprova a existência do monstro. Agora, um novo estudo sugere que a imagem mais popular de “Ness” (uma criatura serpentina com múltiplas corcovas) pode ser uma “impossibilidade zoológica”.

A pesquisa, publicada na revista Endeavour e conduzida pelo ecologista Charles Paxton, da Universidade de St. Andrews, e Adrian Shine, do Centro do Lago Ness, analisou décadas de registros e cartões-postais. Eles descobriram que, embora 25% a 32% das representações de Ness mostrem uma criatura com arcos ou corcovas, apenas 1,5% dos relatos de testemunhas oculares descrevem algo semelhante.

Monstro foi influenciado pela cultura pop?

Os pesquisadores argumentam que a imagem estereotipada do monstro, frequentemente retratada em souvenirs e filmes, pode ter influenciado a maneira como as pessoas interpretam avistamentos. “Se as imagens comuns mostram serpentes marinhas com múltiplos arcos, é possível que testemunhas sejam influenciadas por elas”, escreveram. No entanto, a maioria dos relatos não corresponde a essa descrição.

Leia mais:

  • Pesquisa aponta que o ‘Monstro do Lago Ness’ pode realmente ter existido
  • Grupo pede ajuda da Nasa para… encontrar o Monstro do Lago Ness
  • Cientistas encontram animal misterioso que não era visto há décadas

Um paralelo pode ser traçado com os relatos de OVNIs: antes do incidente de Roswell em 1947, avistamentos descreviam objetos variados, desde zepelins até foguetes. Após a popularização dos “discos voadores”, no entanto, as descrições se alinharam a esse formato. Ainda assim, a maioria dos casos envolve luzes ou formas não identificadas, e não naves extraterrestres.

Ilustração do Monstro do Lago Ness. (Imagem: Daniel Eskridge/Shutterstock)

Mas o “Monstro do Lago Ness” existe?

Embora o estudo não comprove a existência (ou inexistência) de Ness, ele sugere que a maioria dos relatos pode ter base em algo real, mesmo que não seja um monstro pré-histórico. “Isso corrobora a ideia de que as testemunhas estão descrevendo fenômenos físicos, mesmo que não sejam uma espécie desconhecida”, explicam os autores.

Cientistas cidadãos do mundo todo vão se reunir na Escócia no fim de semana para a maior caça ao Monstro do Lago Ness da história. Khadi Ganiev – Shutterstock

Entre as explicações mais plausíveis para os avistamentos estão troncos flutuantes, ondas incomuns ou até animais conhecidos, como esturjões. Seja como for, a pesquisa reforça que, se algo parece “o Ness dos cartões-postais”, provavelmente não é o verdadeiro “Monstro do Lago Ness”.

Enquanto o mistério persiste, uma coisa é certa: a lenda de Ness continuará a fascinar — mesmo que a ciência ainda não tenha encontrado um monstro para chamar de seu.

O post “Monstro do Lago Ness”: lenda pode ter um corpo “impossível” apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/04/ciencia-e-espaco/monstro-do-lago-ness-lenda-pode-ter-um-corpo-impossivel/