
O Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT) foi palco da primeira edição do Feirão do Trabalhador, promovido pelo Governo do Maranhão por meio das secretarias de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e da Igualdade Racial (Seir). A ação aconteceu na última sexta-feira (1º de agosto), no quilombo urbano da Liberdade, em São Luís, ofertando uma série de serviços voltados à cidadania e empregabilidade da população local.
Durante o evento, trabalhadores e trabalhadoras tiveram acesso aos atendimentos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), com serviços como inscrição no banco de dados, emissão da Carteira de Trabalho Digital e encaminhamento para oportunidades de emprego.
A iniciativa também contou com o suporte do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Liberdade, oferecendo atendimentos como a renovação da carteira do idoso, orientações sobre programas de assistência social e atualização do Cadastro Único (CadÚnico).
O CadÚnico é a ferramenta fundamental do governo federal para identificar e incluir famílias em situação de vulnerabilidade social em políticas públicas. Por meio dele, é possível acessar benefícios como Bolsa Família, Pé-de-Meia, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Gás e o programa habitacional Minha Casa Minha Vida, entre outros.
Outro parceiro importante da ação foi o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), que prestou serviços de coleta biométrica, atualização de dados cadastrais e transferência de domicílio eleitoral. Já a Secretaria de Estado da Saúde (SES) esteve presente com vacinação e testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites.
Ao final do feirão, a supervisora de Intermediação e Geração de Emprego e Renda da Setres, Carla Alcântara, e o coordenador do CIT, Luís Henrique, agradeceram a colaboração dos órgãos parceiros e a receptividade da comunidade local.
“O Feirão do Trabalhador realizado no Quilombo da Liberdade é o primeiro de vários que estão previstos para este ano, sempre buscando facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos pela rede Sine. Com o apoio de instituições como a Secretaria de Saúde, o TRE-MA e o CRAS, conseguimos levar orientação e documentação a quem precisa acessar os programas sociais do Estado”, afirmou Carla Alcântara.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/feirao-do-trabalhador-leva-servicos-ao-quilombo-urbano-da-liberdade-em-sao-luis/