6 de agosto de 2025
Médicos formados antes de 2004 podem ser dispensados de apresentar
Compartilhe:

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (05), em segunda discussão, o texto que dispensa médicos formados antes de 2004 da obrigatoriedade de apresentar o Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) para atuarem como especialistas nas unidades de saúde do estado.

A proposta prevista no Projeto de Lei 3.612/24, de autoria do deputado Rodrigo Amorim (União Brasil), altera os critérios estabelecidos pela Lei 10.368/24, conhecida como Lei Moreno Moura, que veda a atuação de médicos generalistas ou residentes como especialistas na rede pública.

A nova regra visa alinhar a lei à Resolução nº 1.666/03 do CFM, publicada em 2004, que estabeleceu as normas para o registro de especialidades.

A legislação vigente determina que os editais de contratação exijam titulação específica para o exercício da função de especialista e proíbe que profissionais sem RQE se apresentem como tais, sob pena de sanções éticas, administrativas e até criminais.

Morte de Moreno Moura na UPA

A Lei Moreno Moura foi elaborada após a morte do menino Moreno Moura Nascimento, de 2 anos, por insuficiência respiratória na UPA da Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio, em março de 2024. O atendimento à criança foi feito por uma médica recém-formada, sem especialização em pediatria.

Ao justificar a proposta aprovada, Rodrigo Amorim afirmou que a mudança busca adequar a lei à realidade dos profissionais que concluíram sua formação antes da regulamentação do CFM.

“A adequação se revelou necessária diante da delicadeza do tema, buscando alinhar a legislação ao que é previsto pelo próprio Conselho da categoria, além de garantir prazo razoável para que os médicos solicitem o RQE”, declarou o deputado.

O texto segue agora para sanção ou veto do governador do governador Cláudio Castor, que tem 15 dias para analisá-lo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/medicos-formados-antes-de-2004-podem-ser-dispensados-de-apresentar-qualificacao-de-qualidade-para-atuar-no-rio/