7 de agosto de 2025
Meta remove 6,8 milhões de contas falsas no WhatsApp e
Compartilhe:

A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, anunciou nesta quarta-feira (5) que eliminou 6,8 milhões de contas falsas da plataforma apenas no primeiro semestre de 2025. A medida faz parte de uma operação global contra centros de fraude, com foco especial no Sudeste Asiático, onde grupos criminosos utilizam até trabalho forçado para aplicar golpes digitais em escala internacional.

Como parte do reforço de segurança, a Meta lançou um novo recurso que emite alertas sempre que um usuário é adicionado a um grupo por alguém desconhecido. O sistema exibe um resumo do grupo, permitindo que o usuário saia imediatamente, sem precisar visualizar o conteúdo. Caso opte por permanecer, a conversa seguirá silenciada até que ele decida interagir.

De acordo com a empresa, as contas falsas foram bloqueadas de forma preventiva, antes que pudessem ser utilizadas para golpes. Em parceria com a OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, a Meta também desarticulou uma rede criminosa no Camboja ligada a um esquema de pirâmide fraudulento, que envolvia o aluguel fictício de scooters. Os golpistas usavam o ChatGPT para criar mensagens altamente persuasivas e enganar as vítimas.

A estratégia dos criminosos costuma começar com um contato via SMS, seguido da migração para redes sociais ou aplicativos como o WhatsApp. As vítimas são convencidas a fazer depósitos — frequentemente em criptomoedas — com promessas de altos lucros. Segundo a Meta, o principal sinal de alerta para esse tipo de golpe é a exigência de um pagamento antecipado como condição para obter ganhos.

A empresa revelou que muitas dessas quadrilhas operam como verdadeiras organizações criminosas, movimentando bilhões de dólares. As atividades estão concentradas em países como Camboja, Mianmar e Tailândia, onde há relatos de pessoas forçadas a trabalhar nesses esquemas sob condições degradantes.

Além das mudanças em grupos, a Meta também testa alertas em conversas individuais iniciadas por contatos desconhecidos. As mensagens trarão orientações para ajudar o usuário a identificar possíveis riscos e decidir se deseja prosseguir com a interação.

Para se proteger, a recomendação é clara: pense antes de responder a mensagens de números desconhecidos, desconfie de ofertas muito vantajosas e, sempre que possível, confirme a identidade do remetente por outros canais.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/08/meta-remove-68-milhoes-de-contas-falsas-no-whatsapp-e-lanca-novos-recursos-contra-golpes/