
Como parte da programação da II Feira do Livro do Itaqui-Bacanga, o historiador Euges Lima apresenta, nesta sexta-feira (8), às 19h, a palestra “A Expedição de Aires da Cunha e a Povoação de Nazaré”. O evento ocorre no Auditório Temístocles da Silva Maciel Aranha, localizado na Praça da Ressurreição, no bairro Anjo da Guarda.
Na apresentação, Euges Lima irá explorar os bastidores e as controvérsias que envolvem a expedição portuguesa comandada por Aires da Cunha, enviada em 1535 com o objetivo de fundar a capitania do Maranhão. A palestra promete aprofundar um dos enigmas históricos mais debatidos até hoje: onde exatamente ocorreu o naufrágio da armada e qual foi o verdadeiro local da antiga povoação e fortaleza de Nazaré — na atual São Luís, na ilha do Medo ou na ilha de Santana?
Um dos pontos altos da palestra será a divulgação da tradução inédita e integral da célebre Carta do embaixador espanhol Luís Sarmiento, feita recentemente pelo próprio Euges Lima. Trata-se de uma fonte primária e contemporânea aos acontecimentos, que ganha versão em português pela primeira vez. O documento oferece novas perspectivas sobre os detalhes da expedição, os embates diplomáticos e os desafios enfrentados pelos portugueses na ocupação do norte do Brasil.
Segundo o historiador, a palestra representa uma rara oportunidade de acesso a um episódio pouco difundido, e cercado de controvérsias, da história colonial brasileira.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/08/palestra-resgata-misterios-da-expedicao-de-aires-da-cunha-na-ii-feira-do-livro-do-itaqui-bacanga/