
O Governo do Maranhão deu posse, nesta quinta-feira (7), a dois novos superintendentes de articulação regional da Secretaria de Estado de Articulação Política (Secap). Eva Curió assumiu a Superintendência Regional de Viana, enquanto Ciro Neto passou a comandar a Superintendência Regional de São João dos Patos. Ambos terão a missão de representar o governo estadual em suas regiões, promovendo a articulação direta com os municípios e fortalecendo o diálogo com a população.
A solenidade de posse foi conduzida pelo secretário de Articulação Política, Rubens Pereira, que ressaltou a importância da atuação dos Superintendentes para aproximar ainda mais o Estado da população e garantir que as políticas públicas cheguem de forma eficaz a todos os maranhenses.
“A presença do Estado precisa ser percebida onde as pessoas vivem, trabalham, criam seus filhos e constroem seus sonhos. Os Superintendentes têm esse papel: ouvir, articular, acompanhar e ajudar a transformar a vida das pessoas. Eles serão os olhos e os ouvidos do governo nas regiões”, afirmou Rubens.
Criadas para fortalecer a presença do governo nos municípios, as superintendências regionais são pontos estratégicos de articulação institucional. Na prática, elas ajudam a levar serviços públicos a quem mais precisa, conectando programas estaduais à realidade local, promovendo a escuta ativa de demandas e acelerando soluções em áreas como saúde, infraestrutura, educação e desenvolvimento social.
Coordenadora das superintendências, Cristiane Bacelar destacou que essa é uma nova etapa de aproximação com os municípios.
“Cada território tem seus próprios desafios e suas vocações. Nossa missão é escutar com sensibilidade, articular com inteligência e agir com rapidez. Estamos construindo pontes sólidas entre governo, população e gestores municipais, e os superintendentes são peças-chave nesse processo”, afirmou.
Ao assumir a regional de Viana, Eva Curió falou sobre seu compromisso com o serviço público e com os municípios da região.
“Aceito essa missão com o coração aberto e os pés firmes no chão. Vamos estar onde o povo está, dialogando com prefeitos, lideranças comunitárias e com quem mais precisa de atenção do poder público. Vamos articular soluções concretas, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida”, declarou.
Com atuação em 32 regiões do estado, as superintendências da Secap reforçam a estratégia do governo de estar presente em todos os cantos do Maranhão.
*Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/politica/2025/08/secap-empossa-novos-superintendentes-regionais-com-foco-em-dialogo-e-melhoria-da-qualidade-de-vida-da-populacao/