
No cruzamento entre a música e a colaboração, nasce Jameson Distilled Sounds, o projeto global da icónica marca de whiskey irlandês, que regressa este verão para uma segunda edição, com mais artistas, mais encontros improváveis e a mesma essência: celebrar a liberdade criativa que surge quando se juntam talentos de todo o mundo num único espaço.
Entre os 20 nomes selecionados para este ano, Portugal será representado pelo artista luso-cabo-verdiano EU.CLIDES, um dos talentos mais singulares e promissores da nova música nacional, que, desde o lançamento do seu álbum de estreia “Declive”, tem esgotado concertos, passado por grandes festivais e iniciado uma viagem internacional com uma assinatura muito própria.
Nascido em Cabo Verde e criado em Portugal, EU.CLIDES cresceu com a música em casa e na igreja, inspirando-se no pai guitarrista. Estudou guitarra clássica desde os 8 anos, no conservatório, e aos 20 mudou-se para Paris. A partir daí nunca mais parou, tendo, ao longo do seu percurso, experiências em palco com artistas como Mayra Andrade e Daara J Family. A sua música é um reflexo desses encontros e deslocações: um universo onde convivem o gospel, a música cabo-verdiana, a eletrónica, o clássico e o contemporâneo, sempre com uma forte carga emocional e poética.
“Foi com enorme entusiasmo que aceitei o convite para integrar o Jameson Distilled Sounds”, afirma EU.CLIDES. “Ter a oportunidade de colaborar com artistas de diferentes partes do mundo, explorar novas linguagens musicais e mergulhar num processo criativo tão intenso e autêntico, é algo que me inspira profundamente.”
A participação no projeto do multifacetado Anderson .Paak, músico, produtor, vencedor de vários Grammys e conhecido por colaborações com Bruno Mars (Silk Sonic), Dr. Dre ou Kendrick Lamar, não é apenas um selo de qualidade. Para os artistas envolvidos, representa a oportunidade de trabalhar lado a lado com uma referência global que, tal como eles, acredita no poder transformador da música. A missão? Criar música nova, autêntica e irrepetível, com a mentoria de um dos nomes mais inventivos da cena musical atual.
Mais do que um projeto colaborativo global, Jameson Distilled Sounds é uma experiência de fusão cultural que decorre durante vários dias na própria destilaria da marca, em Midleton, no sul da Irlanda. É ali, entre barris centenários e histórias “destiladas” ao longo de gerações, que os artistas convidados mergulham num processo criativo único trocando ideias, raízes e sonoridades.
Mas o projeto Jameson Distilled Sounds não fica por aí: os temas criados durante a residência irão chegar ao público em formato digital, com lançamentos exclusivos nas redes sociais da marca, incluindo atuações originais, videoclipes e documentários de bastidores. Uma forma de prolongar a experiência e dar a conhecer estas colaborações únicas a uma audiência global.
Para mais informações sobre o projeto Distilled Sounds, siga a página Jameson no Instagram.
Conteúdo patrocinado por Pernod Ricard Portugal.
Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/eu-clides-leva-a-sua-identidade-sonora-para-o-mundo-no-novo-capitulo-do-jameson-distilled-sounds-sob-a-curadoria-de-anderson-paak/