
Morreu aos 97 anos o astronauta Jim Lovell, na última quinta-feira (7). Conhecido por ter comandado a missão Apollo 13, que teve seu dramático retorno à Terra acompanhado pelo mundo todo em 1970, Lovell é considerado um dos heróis da exploração espacial.
A informação foi confirmada pela NASA nesta sexta-feira (8). “De um par de missões pioneiras Gemini aos sucessos da Apollo, Jim ajudou nossa nação a trilhar um caminho histórico no espaço que nos levará às próximas missões Artemis para a Lua e além”, disse a agência em nota.
A carreira de Jim Lovell
Lovell desenvolveu interesse pela aviação ainda jovem e ingressou na Marinha dos Estados Unidos, onde se tornou piloto de testes. Formado em engenharia pela Universidade de Wisconsin-Madison, foi selecionado como astronauta pela NASA em 1962, integrando o chamado “New Nine” (o segundo grupo de astronautas do programa espacial americano).
Sua primeira missão foi a Gemini 7 (1965), onde, ao lado de Frank Borman, realizou um voo de 14 dias no espaço – um recorde de duração na época – e participou do primeiro encontro espacial entre duas naves (com a Gemini 6A). No ano seguinte, comandou a Gemini 12 (1966), última missão do programa, consolidando técnicas essenciais para futuras missões lunares.
Em 1968, Lovell fez parte da Apollo 8, a primeira missão tripulada a orbitar a Lua. Junto de Borman e William Anders, tornou-se um dos primeiros humanos a ver a Terra inteira do espaço e a testemunhar o “nascer da Terra” sobre a superfície lunar. A missão foi um marco na corrida espacial, dando aos EUA a dianteira contra a União Soviética.
Leia mais:
- Astronautas revelam rotina na ISS e descrevem o misterioso “cheiro do espaço”
- Rússia quer enviar cosmonautas à Lua e construir base lunar
- 10 coisas que os astronautas não podem fazer no espaço
No entanto, foi a Apollo 13 (1970) que imortalizou seu nome. Como comandante da missão, Lovell deveria ser o quinto homem a pisar na Lua, mas uma explosão no tanque de oxigênio da nave forçou o aborto do pouso. Junto de Jack Swigert e Fred Haise, enfrentou condições extremas, incluindo falta de energia, escassez de água e risco de intoxicação por CO₂. Graças ao trabalho da equipe em terra e à sua liderança, os astronautas conseguiram retornar à Terra em segurança, transformando o que seria uma tragédia em um “fracasso bem-sucedido”.
Após a NASA, Lovell aposentou-se em 1973 e seguiu carreira no setor privado, trabalhando em empresas de telecomunicações e energia. Em 1994, publicou o livro “Lost Moon” (renomeado como “Apollo 13” após o filme), que narra sua experiência na missão. A obra inspirou o filme homônimo de 1995, no qual foi interpretado por Tom Hanks.

O post Morre Jim Lovell, histórico astronauta comandante da Apollo 13 apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/08/ciencia-e-espaco/morre-jim-lovell-historico-astronauta-comandante-da-apollo-13/