9 de agosto de 2025
“Arca de Noé” do futuro: viagem de 400 anos recomeçaria
Compartilhe:

Um grupo de engenheiros italianos desenvolveu o projeto de uma nave espacial chamada Chrysalis (Crisálida), que remete a uma Arca de Noé moderna. A ideia é levar até 2.400 pessoas em uma viagem só de ida a Alpha Centauri, o sistema estelar mais próximo do Sol, com o objetivo de colonizar outro planeta para proteger a humanidade de um possível destino trágico da Terra.

Assim como a lendária embarcação bíblica teria abrigado pessoas e animais para sobreviver ao grande dilúvio, a Crisálida seria uma “Arca Espacial” para várias gerações. A viagem seria longa: cerca de 400 anos para percorrer 40 trilhões de quilômetros. Por isso, os primeiros passageiros não chegariam vivos ao planeta Próxima Centauri b, um mundo rochoso e do tamanho da Terra, que pode ser habitável.

Representação artística do planeta rochoso Proxima Centauri b, para onde a “Arca de Noé” do futuro poderia levar milahres de pessoas para recomeçar a humanidade. Crédito: ESO/M. Kornmesser

Antes de embarcar na Crisálida, os futuros colonizadores precisariam passar por um treinamento especial de 70 a 80 anos em isolamento na Antártida. Essa preparação serviria para garantir que eles estivessem psicológica e fisicamente prontos para viver em um ambiente fechado e isolado durante toda a viagem. Para ajudar no bem-estar, a nave teria gravidade artificial gerada por sua própria rotação constante.

Espaçonave “boneca russa”: vários setores dentro uns dos outros

Com 58 quilômetros de comprimento, o veículo seria construído como uma Matrioska – aquela famosa boneca russa que abriga uma dentro da outra, com várias camadas protegendo um núcleo central. De acordo com um resumo do projeto, cada camada teria funções específicas: áreas de moradia, fazendas para produção de alimentos, espaços de lazer, escolas, hospitais, bibliotecas e depósitos. A energia viria de reatores de fusão nuclear, tecnologia ainda em desenvolvimento, e robôs cuidariam das tarefas mais pesadas no nível externo.

No núcleo, haveria os ônibus espaciais que transportariam as pessoas até a superfície do planeta destino. Também ficariam ali os equipamentos de comunicação para manter o contato entre gerações e controlar o funcionamento da nave durante a longa jornada.

A produção de alimentos seria feita em ambientes controlados, com plantas, fungos, insetos, animais e até florestas simuladas para preservar a biodiversidade. O planejamento do crescimento populacional seria rígido para manter cerca de 1.500 pessoas vivas e saudáveis a bordo, menos que a capacidade máxima da nave.

Nave Crisálida seria construída como uma boneca russa, com várias camadas de espaço vital envolvendo umas às outras em torno de um núcleo central. Crédito: Giacomo Infelise, Veronica Magli, Guido Sbrogio, Nevenka Martinello e Federica Chiara Serpe​

Leia mais:

  • Proxima Centauri poderá receber milhares de sondas até o final do século
  • Iniciativa científica quer descobrir se há vida em Alpha Centauri
  • Inteligência Artificial na exploração espacial pode ajudar a colonizar outros planetas

Colonização de outro planeta uniria IA e humanidade da governança

A governança da Crisálida combinaria a Inteligência Artificial com o comando humano, garantindo o funcionamento do sistema social, a passagem de conhecimento entre gerações e a resolução de conflitos, tornando a comunidade mais resiliente.

Embora seja apenas teórico (algumas tecnologias necessárias nem existem), o projeto abre caminhos para pensar em missões espaciais futuras. Vencedora do Project Hyperion Design Competition, um desafio para criar naves multigeracionais, a proposta ganhou US$5 mil por sua inovação e detalhamento. 

Simbolizando a união entre ciência e esperança, a Crisálida carregaria o futuro da humanidade rumo ao desconhecido: como a realização do sonho de sobreviver e recomeçar, guiado pela coragem e pela fé no infinito.

O post “Arca de Noé” do futuro: viagem de 400 anos recomeçaria a humanidade em outro planeta apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/08/ciencia-e-espaco/arca-de-noe-do-futuro-viagem-de-400-anos-recomecaria-a-humanidade-em-outro-planeta/