
Neste sábado (9) às 04h57 (horário de Brasília) entramos oficialmente na Lua Cheia de agosto, que recebe o curioso nome de Lua do Esturjão. Para quem não sabe, esturjão é um tipo de peixe, e a denominação dessa lua foi dada em razão da época em que esse animal é encontrado em grande quantidade e pescado mais facilmente nos Grandes Lagos da América do Norte, entre o Canadá e os EUA.
De acordo com o Old Farmer’s Almanac (Almanaque do Velho Fazendeiro), uma das publicações mais tradicionais dos EUA, a lua cheia de cada mês do ano tem uma designação própria. Em 2025, já tivemos seis luas cheias e, depois da Lua do Esturjão, temos mais quatro pela frente.
- Fevereiro: Snow Moon (Lua de Neve)
- Março: Worm Moon (Lua de Minhoca)
- Abril: Pink Moon (Lua Rosa)
- Maio: Flower Moon (Lua das Flores)
- Junho: Strawberry Moon (Lua de Morango)
- Julho: Buck Moon (Lua dos Cervos)
- Sturgeon Moon (Lua do Esturjão)
- Setembro: Harvest Moon (Lua da Colheita)
- Outubro: Hunter’s Moon (Lua do Caçador)
- Novembro: Beaver Moon (Lua do Castor)
- Dezembro: Cold Moon (Lua Fria)
Com cerca de 2,5 metros de comprimento e pesando até 125 kg, o esturjão de água doce é a maior e mais antiga espécie de peixe dos Grandes Lagos, sendo uma fonte essencial de alimento para tribos nativas americanas que viviam nas redondezas entre os séculos 17 e 18. Esse peixe apareceu pela primeira vez em registros fósseis há mais de 200 milhões de anos.
Leia mais:
- Famosa cratera na Lua pode ajudar a descobrir vida fora da Terra
- Desfiladeiros na Lua foram esculpidos em minutos por avalanche de rochas
- Sonda espacial da China fotografa a Terra a caminho de missão inédita
Embora esse seja o nome mais popular, a Lua do Esturjão também é chamada de Lua do Arroz, designação dada pelo povo ameríndio Anishinaabe, em razão de agosto ser a época de colheita em suas plantações de arroz selvagem.

Alguns europeus chamavam essa lua cheia de Lua Relâmpago, uma vez que há tempestades frequentes com trovões e alta incidência de raios durante o fim do verão no norte do continente. Outro termo vindo da Europa é Lua de Milho, indicando a fase mais propícia para colher esses grãos.
Lua do Esturjão é diferente da Lua Negra
Nesta semana falamos de outro “fenômeno” lunar deste mês de agosto, a “Lua Negra”, no dia 23. É preciso ressaltar que o termo, surgido recentemente, não tem nenhuma validação científica nem é adotado pela astronomia. Então, o que ele significa?
Há algumas definições para esse fenômeno, entre as quais se destacam:
- a segunda Lua nova em um mesmo mês, o que se dá a cada 29 meses;
- a ausência da Lua nova em fevereiro, o que acontece a cada 19 anos (neste caso, ocorrem duas luas novas em janeiro e março);
- a terceira Lua nova em uma estação que apresenta quatro delas.

É no terceiro conceito que se encaixa o evento deste ano. A maioria das estações tem somente três Luas novas, no entanto, a cada 33 meses, em média, uma delas compreende quatro (que é o caso do inverno de 2025, no hemisfério sul, e do verão, no hemisfério norte).
Neste ano, as duas primeiras luas novas desta estação aconteceram nos dias 25 de junho e 24 de julho. Já a quarta é um pouco controversa, já que é a primeira lua nova da primavera. No entanto, como a primavera começa dia 22 de setembro, e a Lua entra na fase nova dia 21, ainda podemos considerá-la a quarta lua nova do inverno.
Na ocasião, a Lua ficará com a sua face iluminada totalmente voltada para o Sol. Enquanto isso, o lado escuro estará voltado para a Terra, o que nos impede de enxergá-la – é daí que vem o nome “Lua Negra”.
O post Lua do Esturjão nasce neste sábado: entenda o nome apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/08/ciencia-e-espaco/lua-do-esturjao-nasce-neste-sabado-entenda-o-nome/