9 de agosto de 2025
Buraco negro mais antigo do Universo pesa 300 milhões de
Compartilhe:

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, astrônomos confirmaram o buraco negro mais antigo e distante já identificado, que teria surgido cerca de 500 milhões de anos após o Big Bang.

O monstro cósmico habita o coração de uma galáxia designada CAPERS-LRD-z9, existente quando o Universo tinha apenas 3% da idade atual. Isso significa que o buraco negro e a galáxia têm em torno de 13,3 bilhões de anos, de acordo com o estudo liderado pelo Centro de Fronteira Cósmica da Universidade do Texas, nos EUA. 

Buraco negro tem 300 milhões de vezes mais massa que o Sol

Talvez o mais impressionante neste buraco negro, encontrado graças ao Telescópio Espacial James Webb (JWST), da NASA, seja o tamanho gigantesco: ele tem cerca de 300 milhões de vezes a massa do Sol, o que equivale à metade de toda a massa estelar da própria galáxia. Um peso tão colossal, tão cedo na história cósmica, desafia as teorias atuais, que não previam crescimento rápido assim.

Buraco negro detectado em galáxia de 13,3 bilhões de anos é confirmado como o mais distante e antigo do Universo. Crédito da imagem: Erik Zumalt, Universidade do Texas em Austin.

A equipe pretende usar novas observações de alta resolução do JWST para investigar com mais precisão a composição da galáxia CAPERS-LRD-z9, a estrutura do buraco negro e seu papel na evolução galáctica.

Para falar sobre essa incrível descoberta, o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (8) recebe Ary Martins. Fundador e diretor do Clube de Astronomia Plêiades do Sul, ele se descreve como “astrônomo e cosmólogo autodidata, professor de guitarra/violão, divulgador científico e filósofo”.

Ary Martins, divulgador científico fundador do grupo astronômico Plêiades do Sul, vai conversar com Marcelo Zurita, no programa Olhar Espacial desta sexta-feira (8), sobre o buraco negro mais antigo do Universo. Crédito: Arquivo Pessoal

Leia mais:

  • Nanonaves do futuro podem confirmar (ou não) o que sabemos sobre buracos negros
  • Galáxia com dois buracos negros gigantes dispara jato de plasma “quebrado”
  • Estrelas ultramassivas esvaziam além do esperado até virarem buracos negros

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramX (antigo Twitter)LinkedIn e TikTok.

O post Saiba tudo sobre o buraco negro mais antigo do Universo no Olhar Espacial apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/08/ciencia-e-espaco/saiba-tudo-sobre-o-buraco-negro-mais-antigo-do-universo-no-olhar-espacial/