
A Tesla recebeu licença para operar um serviço de transporte por aplicativo em todo o Texas, abrindo espaço para competir diretamente com Uber e Lyft.
A autorização, válida até agosto de 2026, foi concedida à “Tesla Robotaxi LLC”, conforme consta em uma lista no site do Departamento de Licenciamento e Regulamentação do Texas, e permite até o uso de veículos automatizados sem motorista humano a bordo.
Leia mais:
- Inédito: Tesla entrega carro de forma totalmente autônoma
- Fim da linha para Musk na Tesla? Empresa nega
- Tesla vai pausar (de novo) produção em fábrica no Texas
Testes em Austin já vinham ocorrendo
- Desde junho, a empresa testa o serviço em Austin com um grupo restrito de passageiros — em grande parte influenciadores e criadores de conteúdo ligados à marca.
- Os testes usam o Model Y equipados com direção parcialmente automatizada e supervisionados por funcionários a bordo e remotamente.
- Elon Musk disse acreditar que a Tesla poderá atender metade da população dos EUA com transporte autônomo até o fim de 2025.

O Texas é historicamente mais permissivo com veículos autônomos, mas novas regras entrarão em vigor exigindo aprovação estatal e possibilidade de revogação de licenças por falhas de segurança.
O histórico da Tesla nesse campo inclui investigações federais, recalls e ações judiciais, como o recente veredicto que atribuiu à empresa 33% da responsabilidade por um acidente fatal envolvendo o piloto automático.
Concorrentes já ocupam o mercado há mais tempo
Apesar de promessas de Musk desde 2016 sobre robotáxis totalmente autônomos, o serviço segue atrás de rivais como Waymo e Baidu.
A Tesla também enfrenta acusações de propaganda enganosa sobre seus sistemas de direção assistida. No mercado financeiro, suas ações acumulam queda de 18% em 2025, o pior desempenho entre as grandes empresas de tecnologia.

O post Tesla recebe sinal verde: robotáxis estão liberados no Texas apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/08/carros-e-tecnologia/tesla-recebe-sinal-verde-robotaxis-estao-liberados-no-texas/