9 de agosto de 2025
TCU cobra apuração da Câmara sobre gastos de Eduardo Bolsonaro
Compartilhe:

O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou que a Câmara dos Deputados abra investigação para apurar o uso de recursos públicos pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) durante sua estadia nos Estados Unidos. Licenciado do mandato, o parlamentar atua no país norte-americano em articulações com autoridades locais para tentar viabilizar sanções contra o Brasil e integrantes do governo.

Segundo o parecer do TCU, foram registradas quatro ausências de Eduardo Bolsonaro já em solo norte-americano, sem justificativa formal e sem desconto no salário mensal de R$ 46 mil pago pela Câmara. A Corte apontou que o caso envolve um possível prejuízo ao erário inferior a R$ 120 mil — valor mínimo para que o tribunal assuma diretamente a apuração — e, por isso, delegou a responsabilidade de investigar à própria Casa Legislativa.

A denúncia foi apresentada pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que classificou a atuação de Eduardo como um “atentado à soberania nacional” e defendeu a responsabilização penal do colega.

Procurado pela reportagem do Estadão, Eduardo Bolsonaro não respondeu aos questionamentos.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/tcu-cobra-apuracao-da-camara-sobre-gastos-de-eduardo-bolsonaro-nos-eua/