
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que oito familiares visitem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no próximo domingo (10), data em que se comemora o Dia dos Pais. Bolsonaro cumpre prisão domiciliar em Brasília e havia solicitado, por meio de sua defesa, a inclusão de novos nomes na lista de visitantes.
Foram liberados para a visita:
- Vicente de Paulo Reinaldo, sogro
- Maisa Torres Antunes, sogra
- Arthur Torres Dourado, sobrinho
- Alice Torres Dourado, sobrinha
- Carlos Eduardo Antunes Torres, irmão de criação
- Fernanda Antunes Figueira, nora
- Martha Selier, companheira de Carlos Bolsonaro
- Julia Seillier Bolsonaro, neta
As visitas poderão ocorrer entre 10h e 18h, obedecendo às restrições já impostas pelo STF, como a proibição de celulares e gravações no local.
Segundo a defesa, apesar de Moraes já ter permitido que filhos, netos e netas ingressassem sem comunicação prévia, não havia autorização expressa para parentes de outros graus. Os advogados também reiteraram o compromisso com o cumprimento das medidas cautelares.
Além de receber familiares, Bolsonaro tem autorização permanente para atendimento médico sem prévia comunicação ao STF, devido a um agravamento em uma crise de soluços.
A prisão domiciliar foi decretada na segunda-feira (4), depois que Moraes entendeu que o ex-presidente descumpriu medida cautelar ao participar, por videochamada, de manifestação no Rio de Janeiro. O vídeo foi gravado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no dia 3/8 e publicado nas redes sociais, em que Bolsonaro agradece aos apoiadores e afirma: “É pela nossa liberdade. Pelo nosso Brasil. Sempre estaremos juntos”.
A restrição de visitas foi imposta no inquérito que investiga o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por suposta articulação com o governo de Donald Trump para adotar medidas de retaliação contra autoridades brasileiras. Nesse caso, Bolsonaro é investigado por supostamente financiar a estadia do filho nos Estados Unidos por meio de transferências via Pix.
O ex-presidente também responde a ação penal sobre a chamada “trama golpista”, cujo julgamento está previsto para setembro no STF.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/moraes-autoriza-visita-de-oito-familiares-a-bolsonaro-no-dia-dos-pais/