11 de agosto de 2025
Reunião no Planalto deve definir hoje pacote contra tarifaço dos
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne na tarde desta segunda-feira (11) com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para alinhar os últimos detalhes do plano de contingência contra as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

A reunião no Palácio do Planalto está marcada para as 17h e, segundo interlocutores do governo, contará também com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e de outros integrantes da equipe econômica, embora estes não estejam oficialmente na agenda.

Fontes do Planalto indicam que a expectativa é de que as medidas sejam anunciadas ainda nesta segunda-feira, antecipando a previsão inicial de divulgação até terça (12). O Executivo tem repetido que o pacote busca dar fôlego aos setores mais afetados pelo tarifaço, preservando a economia e os empregos.

Primeiras medidas

O plano deve incluir linhas de crédito específicas, adiamento de tributos e contribuições federais, além de compras públicas de mercadorias perecíveis para absorver parte da produção que perderá mercado externo.

Alckmin, um dos principais articuladores das propostas, adiantou no último sábado (9) que o governo prepara um conjunto de ações abrangente. “Tem setores que nos preocupam. Café, carne e especialmente indústria de máquinas — motores e máquinas. O produto commodity é mais fácil você encaixar em outro lugar. A indústria é mais específica, é mais difícil. Por isso, o governo está lançando — aguarde aí, 24, 48 horas — um programa bem amplo de apoio para preservar emprego e as empresas poderem retomar e fortalecer sua atividade econômica”, afirmou.

Compromissos cancelados

O vice-presidente estava em São Paulo para compromissos ligados ao setor produtivo, mas decidiu retornar antes para Brasília. Pela manhã, participaria do 24º Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). À tarde, compareceria ao lançamento do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil).

A Apex informou que as agendas foram canceladas devido a um “compromisso inadiável” do vice-presidente na capital federal.

Impacto do tarifaço

As sobretaxas foram definidas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e entraram em vigor no último dia 6 de agosto. Elas incidem sobre cerca de 36% das exportações brasileiras aos EUA, o que representa aproximadamente US$ 14,5 bilhões em 2024. Produtos como café, frutas e pescado estão entre os mais afetados.

Apesar do impacto, há quase 700 itens incluídos na lista de exceções. Segmentos como o de suco de laranja e o de aeronaves, por exemplo, mantêm a taxação de 10% estabelecida em abril deste ano, também por decisão do governo estadunidense.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/reuniao-no-planalto-deve-definir-hoje-pacote-contra-tarifaco-dos-eua/