11 de agosto de 2025
Deputado critica retirada do nome da mãe da unidade de
Compartilhe:

O deputado estadual Arthur Monteiro (União Brasil) vive um momento de ruptura política com a prefeitura de Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense onde construiu sua base eleitoral. Após a exoneração de aliados do governo municipal, incluindo seu irmão, o vereador licenciado Giorgio Monteiro (PP), o parlamentar foi surpreendido pela decisão de retirar o nome de sua mãe, a professora e merendeira Maria Helena Monteiro, da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Centenário, que ainda será inaugurada.

Maria Helena, que faleceu no ano passado vítima de câncer, havia sido escolhida para dar nome ao espaço como forma de reconhecimento por sua atuação na comunidade. Monteiro classificou a decisão como um ato “covarde”, “desumano” e “desrespeitoso”. “Minha mãe é uma merendeira que lutou para criar três filhos. É uma prefeitura covarde, que persegue, que chega ao ponto de retirar o nome de uma pessoa que nem está mais nessa vida”, declarou.

O parlamentar afirmou, em publicação nas redes sociais, que a homenagem à mãe havia sido uma conquista pela qual trabalhou pessoalmente. “Nunca testemunhei tamanha covardia e desrespeito. Esse ato desumano jamais irá apagar o nobre legado deixado pela minha mãe, muito menos o amor incondicional que carrego comigo em meu coração”, disse no Instagram.

Exonerações e provocação

A tensão entre Monteiro e o prefeito Netinho Reis se intensificou no início de julho, quando diversos integrantes de sua base foram retirados da administração municipal.

Segundo interlocutores, o motivo foi o voto do deputado a favor da convocação do ex-secretário estadual de Transporte Washington Reis — tio do prefeito — para depor na CPI da Transparência da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), cujo comparecimento será decidido esta semana.

Dias depois das exonerações, o deputado também usou suas redes sociais para elogiar os investimentos realizados pelo governo do estado no município. A provocação parece não ter caído bem, culminando na retirada da homenagem póstuma à mãe do parlamentar.

Em resposta a crítica de Monteiro, o prefeito Netinho Reis garantiu que a homenagem a mãe do deputado será preservado. Segundo ele, houve apenas uma alteração no padrão visual de todas as unidades básica de saúde do município.

“As homenagens serão mantidas numa placa de bronze na entrada das UBS’s. No letreiro principal, ficará apenas o nome Clínica da Família. Eu jamais faria algo parecido. Eu mudaria de nome se tivesse que retirar uma homenagem a alguém”, garantiu o prefeito.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/embate-politico-deputado-critica-retirada-do-nome-da-mae-da-unidade-de-saude-de-caixas-veja-video/