
Uma nova categoria de VTOL (ou o famoso carro voador) focada em missões de defesa nos Estados Unidos será desenvolvida pela empresa de transporte Joby Aviation em uma parceria com a L3Harris Technologies, especializada em soluções tecnológicas.
A aeronave híbrida de turbina a gás com decolagem e pouso vertical foi projetada para missões em baixa altitude e oferece a versatilidade de ser pilotada opcionalmente, permitindo operações tripuladas e totalmente autônomas.
Os testes de voo estão previstos para começar neste ano, com as empresas planejando realizar demonstrações operacionais durante exercícios governamentais em 2026.
Parceria de peso
- O projeto combina o programa de desenvolvimento de aeronaves comerciais já existente da Joby, conhecida por seus serviços de táxi aéreo, com a expertise da L3Harris em missões de plataforma, incluindo sensores, efetores, comunicação e autonomia colaborativa;
- “A próxima geração da tecnologia de elevação vertical permite a integração de longo alcance, com e sem tripulação, em uma variedade de missões”, disse Jon Rambeau, Presidente de Sistemas de Missão Integrados da L3Harris;
- “Trabalhamos em estreita colaboração com o Departamento de Defesa na última década para dar a eles um lugar privilegiado no desenvolvimento de nossas tecnologias de dupla finalidade. Nosso país depende de empresas como a nossa, que se movem rapidamente, e temos a equipe, a tecnologia e a plataforma para fazer exatamente isso”, disse JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby Aviation.

Leia mais:
- Serviço de carro voador está perto de virar realidade… em Dubai
- Este “quadriciclo voador” quer reinventar o transporte urbano com motores a jato
- China certifica “carro voador” de duas toneladas para operação comercial
Voos mais longos com o novo carro voador
Em um comunicado, a Joby informou que está desenvolvendo um trem de força híbrido de turbina a gás para sua atual plataforma de aeronaves S4 desde a aquisição da divisão de autonomia da Xwing em junho de 2024.

No ano passado, a empresa já havia demonstrado, sob contrato governamental, que sua plataforma pode ser hibridizada para oferecer alcances mais longos, apresentando um voo híbrido de hidrogênio-elétrico de 900 km, o primeiro da indústria.
Recentemente, a companhia expandiu sua unidade em Marina, Califórnia (EUA), dobrando sua capacidade de produção de aeronaves no local para 24 por ano. A unidade total agora abrange 41.950 m², possibilitando também a expansão do seu programa de testes de voo.
O post EUA terá “carro voador” militar para operações autônomas apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/12/carros-e-tecnologia/eua-tera-carro-voador-militar-para-operacoes-autonomas/