13 de agosto de 2025
Epic Games vence disputa contra Apple e Google na Austrália
Compartilhe:

A Epic Games obteve uma vitória significativa na Austrália em sua disputa contra as políticas da Apple e do Google para suas lojas de aplicativos, conforme revela a ABC News.

Nesta terça-feira (12), o Tribunal Federal da Austrália concluiu que ambas as empresas adotaram práticas anticompetitivas, abusando de sua posição dominante no mercado de distribuição de aplicativos para restringir a concorrência.

Apesar disso, o juiz Jonathan Beach rejeitou a acusação da Epic de que as gigantes de tecnologia teriam praticado “conduta inaceitável”.

Vitória pode abrir caminho para retorno da Epic Games Store e do Fortnite na Austrália – Imagem: photo_gonzo/Shutterstock

Leia mais

  • A Apple foi obrigada a mudar sua loja — e dois apps já estão aproveitando
  • Apple x Epic: big tech recorre de decisão da justiça dos EUA
  • CEO da Epic Games diz que Apple e Google têm “estilo gângster”

Epic luta por mais liberdade em lojas de aplicativos

  • A batalha jurídica faz parte de uma ofensiva global da Epic contra a estrutura de taxas da Apple e do Google para compras dentro de aplicativos.
  • Em diferentes jurisdições, a desenvolvedora busca mudanças que permitam maior liberdade de distribuição.
  • Nos Estados Unidos, a Epic conquistou uma vitória contra a Apple no início do ano, o que resultou no retorno do Fortnite à App Store americana após cinco anos de ausência.
Ícones dos aplicativos da Epic Games e no Google na tela inicial de um iPhone
Justiça australiana vê conduta anticompetitiva em lojas de aplicativos (Imagem: Koshiro K/Shutterstock)

A decisão australiana pode abrir caminho para um resultado semelhante no país. O CEO da Epic, Tim Sweeney, afirmou que a Epic Games Store e o Fortnite devem voltar em breve à App Store local.

Google e Apple respondem sobre decisão

Em resposta, o Google declarou que recebeu positivamente a rejeição de algumas das exigências da Epic, como a obrigação de permitir lojas alternativas dentro da Google Play, além de críticas da empresa a proteções de segurança consideradas essenciais.

No entanto, a gigante de tecnologia discordou da caracterização feita pelo tribunal sobre suas políticas de cobrança e parcerias históricas.

Já a Apple reforçou que sua App Store é a forma mais segura para usuários obterem aplicativos e afirmou discordar de parte das conclusões do tribunal sobre as alegações apresentadas pela Epic.

Ícone da App Store da Apple ao lado de ícone da Epic Games
Nos EUA, decisão semelhante já havia permitido retorno do Fortnite à App Store após cinco anos (Imagem: mundissima/Shutterstock)

O post Epic Games vence disputa contra Apple e Google na Austrália apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/12/pro/epic-games-vence-disputa-contra-apple-e-google-na-australia/