14 de agosto de 2025
Líder do PL protocola urgência de projeto da anistia para
Compartilhe:

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, anunciou que voltará a adotar medidas de obstrução nas votações da Câmara dos Deputados. A decisão foi comunicada nesta terça-feira (12) pelo líder da legenda na Casa, Sóstenes Cavalcante (RJ), e ocorre após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), adiar novamente a discussão sobre o fim do foro privilegiado.

Diferentemente do que ocorreu na semana passada, quando parlamentares de oposição chegaram a ocupar fisicamente a Mesa Diretora para impedir a tramitação de propostas, desta vez a estratégia será restrita ao uso de instrumentos previstos no regimento interno. O objetivo é atrasar a análise de projetos e impedir que o quórum necessário para deliberações seja atingido.

“Entendemos a decisão de não pautar o foro privilegiado hoje, mas não abriremos mão da nossa obstrução. Na quinta-feira, esperamos que o tema esteja na pauta e, na semana que vem, possamos resolver isso”, afirmou Cavalcante, referindo-se à Proposta de Emenda à Constituição que prevê o fim do foro especial para autoridades.

Segundo o líder do PL, a obstrução continuará até que a proposta volte a ser discutida, como havia sido acordado com os líderes partidários. Ele disse ainda acreditar que o assunto será incluído na reunião da próxima quinta-feira, quando se define a pauta da semana seguinte.

Semana de agenda esvaziada

A sessão desta semana na Câmara já ocorre com uma agenda esvaziada. Após a crise provocada pelo impasse sobre o foro privilegiado, Hugo Motta optou por não colocar em votação projetos de maior impacto, como a proposta que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais. Questionado sobre o adiamento dessa matéria, Sóstenes minimizou a importância: “Nem o relator do projeto está confortável para votar”.

O embate em torno do fim do foro privilegiado, que afeta diretamente autoridades dos Três Poderes, promete continuar sendo um dos pontos mais tensos da relação entre governo e oposição na Câmara.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/pl-de-bolsonaro-retoma-obstrucao-na-camara-apos-adiamento-de-debate-sobre-foro-privilegiado/